Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Campus Guarujá do IFSP manterá memória da Escola 1º de Maio 

Proposta foi apresentada durante primeira audiência pública no município  

  • Publicado: Segunda, 11 de Agosto de 2025, 14h35
  • Última atualização em Segunda, 11 de Agosto de 2025, 18h49
  • Acessos: 254
AP-GUARUJA1
AP-GUARUJA1
AP-GUARUJA7
AP-GUARUJA7
AP-GUARUJA3
AP-GUARUJA3
AP-GUARUJA5
AP-GUARUJA5
AP-GUARUJA
AP-GUARUJA
AP-GUARUJA4
AP-GUARUJA4
AP-GUARUJA8
AP-GUARUJA8
AP-GUARUJA6
AP-GUARUJA6
AP-GUARUJA2
AP-GUARUJA2
previous arrow
next arrow
 
AP-GUARUJA1
AP-GUARUJA7
AP-GUARUJA3
AP-GUARUJA5
AP-GUARUJA
AP-GUARUJA4
AP-GUARUJA8
AP-GUARUJA6
AP-GUARUJA2
previous arrow
next arrow
 

Munícipes, autoridades e estudantes e servidores do IFSP lotaram a Câmara Municipal de Guarujá na noite da última sexta-feira, 8 de agosto, durante a primeira audiência pública para implantação de um campus do Instituto Federal de São Paulo no município.  

Diretora-geral do Campus Guarujá, Priscilla Najara destacou a alegria em receber a estrutura oferecida pela prefeitura para a abertura do IFSP. “A estrutura oferecida pela prefeitura é maravilhosa. Desde o princípio, o diálogo com a administração municipal foi franco e aberto, falamos sobre a continuidade dos cursos técnicos já oferecidos no local. Sem dúvidas será um dos campus mais bonitos do IFSP.”  

O Campus Guarujá do IFSP funcionará onde hoje está instalado o prédio da Escola Municipal 1º de Maio, em Vicente de Carvalho. Ainda neste semestre, segundo Priscilla, será iniciada a oferta de cursos rápidos, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC).  

Todas as turmas dos cursos técnicos em andamento na escola municipal serão concluídas, mesmo após a instalação do Instituto Federal. Já os alunos de ensino fundamental serão acolhidos pelas escolas municipais da região, de acordo com a Prefeitura de Guarujá.  

Os 44 anos de história da Escola municipal 1º de Maio serão preservados em um memorial que será construído pelo Centro de Memórias do IFSP.   

Durante a audiência pública, a diretora fez a apresentação do IFSP e sua políltica pedagógica, bem como dos 13 eixos tecnológicos e mais de 200 cursos disponíveis no catálogo de cursos dos Institutos Federais.  

Representando o reitor Silmário Batista dos Santos, Rafael Alves Scarazzati, pró-reitor de Extensão e Cultura do IFSP, enfatizou a união de esforços para a chegada de um campus do Instituto no município. “O Prefeito Farid Madi não tem medido esforços para trazer o campus para cá. Estamos juntos com o poder público, implementando de forma democrática, dialogada com a comunidade mais este campus.” Rafael lembrou que este é o 13º campus do IFSP da nova fase de expansão: “vamos para 54 campi no estado de São Paulo”.  

Matheus Café é aluno do Campus Cubatão do IFSP e membro do movimento estudantil “IF Faz Tudo”. Ele destacou a importância da chegada de um campus da sua escola à cidade. “A vinda do Instituto Federal para o Guarujá vai impactar a vida de todos os estudantes, porque quando o IFSP chega ele gera ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o campus vai sanar uma necessidade dos estudantes, que não vão mais precisar pegar transporte público por horas pra acessar uma educação pública de qualidade”, avalia.  

Questionário  

Até o dia 25 de agosto segue disponível um questionário diretivo para coletar dados da sociedade civil organizada e dos setores produtivos locais de Guarujá acerca da escolha dos cursos a serem oferecidos pelo IFSP na cidade. No questionário também é possível acessar o catálogo de cursos do Instituto Federal.  

Audiências 

O IFSP realizará mais duas audiências públicas com o objetivo de promover a participação social e a construção coletiva do projeto educacional que atenderá à cidade de Guarujá e entorno.   

As datas serão divulgadas em breve.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página