Meu Câmpus tem: “Beco-Literatura e Linguagem”

Promover rodas de conversa entre a comunidade interna e externa do Câmpus Araraquara é o objetivo do projeto de extensão “Beco — Literatura e Linguagem”. Aprovado em 2017, o projeto é coordenado pela professora Claudia Freitas Reis, com o apoio de três alunos bolsistas: Victória Malara, Arthur Marcatto e Beatriz Flor.

• Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 16h10
  • Última atualização em Segunda, 26 de Março de 2018, 11h21

Partindo de temas de interesse comum, são organizadas exposições multidisciplinares por meio de debates que envolvam professores, alunos, pesquisadores e técnicos administrativos de diversas áreas do câmpus, assim como convidados externos. Na edição de 2017, o projeto foi realizado com alunos dos 9º anos de escolas municipais de Araraquara.

As pautas dos encontros foram propostas a partir de conversas informais com os próprios alunos e da experiência dentro de sala de aula. As discussões abordaram arte, rock, lixo, matemática, drogas, respeito a diferença, kpop e cosplay. Segundo Cláudia, os resultados não podiam ser melhores, já que houve o envolvimento dos alunos e o interesse das escolas em participar.

A grande inovação do projeto é convidar para palestrar, em um mesmo evento, profissionais de diferentes áreas e alunos de diferentes níveis (fundamental, médio, graduação). Além disso, é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos formalizados e não formalizados em torno de uma temática afim e de divulgar o câmpus do IFSP na cidade.

Em 2018 o projeto será realizado em parceria com a Unesp e abordará temas relacionados ao patrimônio histórico da cidade de Araraquara.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?” apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP.
Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail .