IFSP seleciona professores supervisores para o Pibid

Seleção em fluxo contínuo ocorre até 15 de fevereiro de 2022

• Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 11h24
  • Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2021, 16h17

O IFSP está com inscrições abertas para a seleção em fluxo contínuo de professores supervisores das escolas conveniadas participantes do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do IFSP. Os candidatos podem se inscrever até 15 de fevereiro de 2022.

Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis no Edital IFSP/PRE/DGRA nº 037/2021.

O candidato à vaga de supervisor deverá efetivar sua inscrição eletronicamente, enviando o formulário de inscrição, junto com toda documentação descrita no item 6 do edital, em arquivo único formato PDF, para o respectivo e-mail do coordenador de área da licenciatura/câmpus para qual pretende a vaga. A licenciatura, o câmpus, a quantidade de vagas em prospecção assim como o e-mail estão especificados na tabela do Anexo I do edital.

O arquivo formato PDF deverá ser nomeado como “Nome do candidato a supervisor_nome da escola que atua”. A relação das possíveis escolas-campo do Projeto Institucional do Pibid/IFSP, no âmbito deste edital, está disponível aqui.

Entre os requisitos previstos para se candidatar à vaga de supervisor (item 4 do edital) estão: que o candidato possua licenciatura plena na área do subprojeto em que concorrerá à bolsa;  que seja professor na escola-campo e esteja atuando em sala de aula na área do subprojeto, mesmo que remotamente devido à pandemia, entre outros.

O valor da bolsa para os professores supervisores está fixado em R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), a ser concedido diretamente ao beneficiário, pela CAPES, somente durante a execução do Projeto.  A duração da bolsa será de 18 meses a partir do início do programa.

Sobre o Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES.

O Pibid atende às atribuições da Fundação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério, respeitando as diretrizes do “Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação” e os princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Documentos:

EDITAL IFSP/PRE/DGRA nº 037/2021 - Seleção em fluxo contínuo de professores supervisores das escolas-campo do Pibid