Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

IFSP tem três projetos IF Maker aprovados em edital da SETEC

Instituto receberá recursos para aquisição de equipamentos, com o objetivo de disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker

  • Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 18h14
  • Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 08h28
  • Acessos: 10010

O IFSP foi contemplado, em resultado preliminar na Chamada 35/2020 da SETEC/Mec, com três laboratórios IF Maker. As propostas contempladas foram elaboradas pelos câmpus Salto, Guarulhos e Araraquara, selecionadas por meio do Edital 178/2020 organizado pela Agência de Inovação do IFSP (Inova). O resultado final será divulgado até 11 de setembro. 

O Instituto receberá recursos para aquisição de equipamentos, com o objetivo de disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker. O objetivo é estimular os professores e técnicos administrativos no desenvolvimento da cultura learning by doing, levando-os a refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos e sobre como ela pode ser utilizada nesses espaços como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento, o que permitirá que o aluno seja protagonista nesse processo. 

O diretor executivo da Inova, Alexandre Chahad, afirma que os laboratórios Maker e os Fab Lab (Laboratórios de Fabricação) possuem potencial para transformar o processo de ensino aprendizagem e, aliados às incubadoras, podem agregar muito ao processo formativo dos estudantes do IFSP. 

A Inova IFSP já apoiou a criação de um laboratório Maker no Câmpus Pirituba e está apoiando também a criação de outros cinco laboratórios nos câmpus que possuem Núcleos Incubadores implantados ou em implantação, que são: Suzano, Registro, São Paulo, Sertãozinho e Bragança Paulista. Além desses, em parceria com a  pró-reitoria de Extensão, há a intenção de apoiar outros quatro laboratórios, sendo mais dois na sequência da classificação do Edital 178/2020, respectivamente em Birigui e Jacareí, e dois nos câmpus avançados de Ilha Solteira e Tupã. Dessa forma, o IFSP chegará a um total de 13 laboratórios Maker até o final de 2020.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página