Diretoria de Graduação (DGRA)

Publicado: Sexta, 22 de Mai de 2020, 11h18 | Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 18h09 | Acessos: 13769

A Diretoria de Graduação (DGRA) tem a responsabilidade de planejar, desenvolver, acompanhar, orientar e supervisionar, em articulação com as diretorias sistêmicas da PRE e também com as demais Pró-Reitorias, políticas, procedimentos e ações relacionadas aos cursos de Graduação do IFSP. Tem, ainda, a função de coordenar os processos de implantação, atualização e reformulação de projetos pedagógicos de curso, os processos de extinção de curso e os processos de interrupção temporária de oferta de vagas, no âmbito da Graduação, verificando o atendimento às diversas demandas como adequação à legislação vigente, ao perfil do egresso em relação a evolução do mundo do trabalho, dos conteúdos e ementas em função das novas tecnologias e bibliografias para a melhoria dos cursos.

Diretor de Graduação: Tarcísio Fernandes Leão - Professor EBTT - Agenda do Diretor

Coordenadora de Licenciaturas: Elaine Buzulini dos Santos   - Pedagoga

• Cristiane Lazzeri - Técnica em Assuntos Educacionais
  • Elaine Buzulini dos Santos - Pedagoga
  • Fani Sihel Gandelman - Técnica em Assuntos Educacionais
  • Fúlvio Bianco Prevot - Professor EBTT - Projeto Institucional
  • Suellen Oliveira da Silva - Pedagoga

Atribuições Diretoria de Graduação

São atribuições:

1. Analisar e emitir parecer sobre o Projeto Pedagógico dos cursos superiores de Graduação; promover e articular as políticas de Graduação;
  2. Fazer a interlocução entre o Ministério da Educação e o IFSP quanto às políticas de Graduação;
  3. Fornecer orientação e apoio na execução dos regulamentos e normas no âmbito dos cursos de Graduação;
  4. Acompanhar o trâmite de processos internos do ensino de Graduação; analisar os editais e regulamentos decorrentes das atividades de ensino de Graduação, encaminhando-os para as instâncias superiores; organizar as informações visando à divulgação interna e externa dos cursos de Graduação. No âmbito dos cursos de bacharelado e Tecnologias: coordenar os trâmites dos cursos de Tecnologia e Bacharelados;
  5. Elaborar a agenda de cursos; orientar pedagogo do campus para orientar elaboração dos PPCs; articular com os Núcleos Docentes Estruturantes e Colegiados de cursos e diretores adjuntos educacionais; compreender as necessidades dos docentes e dos cursos, articulando e encaminhando as sugestões de soluções.
  6. Promover ações de incentivo e participação em programas e projetos de ensino, com ou sem financiamento, seja na elaboração de editais próprios ou na participação de editais externos.
  7. Articular políticas e ações com a Diretoria Adjunta de Avaliação Externa e Diretoria de Dados e Gestão Acadêmica.

Da Coordenadoria de Licenciaturas - CLIC-PRE

São atribuições da Coordenadoria de Licenciaturas:

1. Coordenar proposta de novos cursos; elaborar a agenda de cursos; adequar cursos com o mesmo nome – propor núcleo curricular comum;
  2. Articular os Colegiados de cursos;
  3. Orientar pedagogo do campus para orientar elaboração dos PPCs;
  4. Analisar as necessidades dos docentes e dos cursos, articular e encaminhar as sugestões de soluções;
  5. Desenvolver Fóruns com Colegiados de Cursos e diretores adjuntos educacionais;
  6. Desenvolver Fóruns de cursos similares em conjunto com o DAPE;
  7. Orientar e acompanhar os programas de Iniciação à docência, residência pedagógica e programas internos de incentivo à docência.
registrado em: ,