Diretoria de Graduação (DGRA)
A Diretoria de Graduação (DGRA) tem a responsabilidade de planejar, desenvolver, acompanhar, orientar e supervisionar, em articulação com as diretorias sistêmicas da PRE e também com as demais Pró-Reitorias, políticas, procedimentos e ações relacionadas aos cursos de Graduação do IFSP. Tem, ainda, a função de coordenar os processos de implantação, atualização e reformulação de projetos pedagógicos de curso, os processos de extinção de curso e os processos de interrupção temporária de oferta de vagas, no âmbito da Graduação, verificando o atendimento às diversas demandas como adequação à legislação vigente, ao perfil do egresso em relação a evolução do mundo do trabalho, dos conteúdos e ementas em função das novas tecnologias e bibliografias para a melhoria dos cursos.
Diretor de Graduação: Tarcísio Fernandes Leão - Professor EBTT - Agenda do Diretor
Coordenadora de Licenciaturas: Elaine Buzulini dos Santos - Pedagoga
Equipe
- Cristiane Lazzeri - Técnica em Assuntos Educacionais
- Elaine Buzulini dos Santos - Pedagoga
- Fani Sihel Gandelman - Técnica em Assuntos Educacionais
- Fúlvio Bianco Prevot - Professor EBTT - Projeto Institucional
- Suellen Oliveira da Silva - Pedagoga
Contatos
Fone: (11) 3775-4563
E-mail:
Atribuições Diretoria de Graduação
São atribuições:
- Analisar e emitir parecer sobre o Projeto Pedagógico dos cursos superiores de Graduação; promover e articular as políticas de Graduação;
- Fazer a interlocução entre o Ministério da Educação e o IFSP quanto às políticas de Graduação;
- Fornecer orientação e apoio na execução dos regulamentos e normas no âmbito dos cursos de Graduação;
- Acompanhar o trâmite de processos internos do ensino de Graduação; analisar os editais e regulamentos decorrentes das atividades de ensino de Graduação, encaminhando-os para as instâncias superiores; organizar as informações visando à divulgação interna e externa dos cursos de Graduação. No âmbito dos cursos de bacharelado e Tecnologias: coordenar os trâmites dos cursos de Tecnologia e Bacharelados;
- Elaborar a agenda de cursos; orientar pedagogo do campus para orientar elaboração dos PPCs; articular com os Núcleos Docentes Estruturantes e Colegiados de cursos e diretores adjuntos educacionais; compreender as necessidades dos docentes e dos cursos, articulando e encaminhando as sugestões de soluções.
- Promover ações de incentivo e participação em programas e projetos de ensino, com ou sem financiamento, seja na elaboração de editais próprios ou na participação de editais externos.
- Articular políticas e ações com a Diretoria Adjunta de Avaliação Externa e Diretoria de Dados e Gestão Acadêmica.
Da Coordenadoria de Licenciaturas - CLIC-PRE
São atribuições da Coordenadoria de Licenciaturas:
- Coordenar proposta de novos cursos; elaborar a agenda de cursos; adequar cursos com o mesmo nome – propor núcleo curricular comum;
- Articular os Colegiados de cursos;
- Orientar pedagogo do campus para orientar elaboração dos PPCs;
- Analisar as necessidades dos docentes e dos cursos, articular e encaminhar as sugestões de soluções;
- Desenvolver Fóruns com Colegiados de Cursos e diretores adjuntos educacionais;
- Desenvolver Fóruns de cursos similares em conjunto com o DAPE;
- Orientar e acompanhar os programas de Iniciação à docência, residência pedagógica e programas internos de incentivo à docência.
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