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IFSP realiza consulta pública para criação de Fundo Patrimonial

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 09h44 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 15h11 | Acessos: 7054

Webinar irá esclarecer dúvidas sobre a minuta no dia 17 de abril, às 10h; acompanhe aqui

A comissão instituída pela Portaria  IFSP nº 1336/2023 disponibilizou para consulta pública o regulamento para criação do Fundo Patrimonial do IFSP. O fundo permite a captação de diversos tipos de doações oriundas da comunidade, cujos rendimentos poderão ser utilizados para apoio a programas e projetos de pesquisa, extensão, ensino e inovação do IFSP, ou mesmo outros programas e projetos de interesse institucional. 

Os Fundos Patrimoniais foram instituídos pela Lei nº 13.800/2019, que os define como um “conjunto de ativos de natureza privada instituído, gerido e administrado pela organização gestora de fundo patrimonial com o intuito de constituir fonte de recursos de longo prazo, a partir da preservação do principal e da aplicação de seus rendimentos”.

Iniciativas como esta já estão em funcionamento em diversas instituições, como a USP (Amigos da Poli e FEA), Unicamp, Coppe/UFRJ, entre outras, fomentando vários projetos que contribuem com o desenvolvimento científico e social da comunidade em que estão inseridos, além da ciência do próprio País.

Importante ressaltar alguns aspectos sobre os Fundos Patrimoniais:

  1. Eles não substituem as dotações orçamentárias regulares da instituição e é vedada a destinação de recursos para pagamento de despesas correntes da instituição;
  2. Na forma mais usual de doação, os recursos doados compõem o chamado “principal”, que corresponde ao “somatório da dotação inicial do fundo e das doações supervenientes à sua criação”. Somente os rendimentos poderão ser utilizados em programas e projetos, os quais deverão tramitar e ser aprovados pelos órgãos colegiados do IFSP.

Desta forma, estes recursos permitirão o apoio a diversos projetos de pesquisa, extensão, ensino e inovação, com uma fonte de recursos complementar ao orçamento da Instituição.

Cada câmpus deverá se organizar para compilar as sugestões, encaminhando um único arquivo contendo as contribuições do câmpus. Será encaminhado um e-mail aos diretores-gerais, contendo orientações para encaminhamento das sugestões. O prazo para envio das contribuições é até 10 de maio de 2023. 

A comissão responsável fará um webinar no próximo dia 17 de abril, às 10h, para esclarecimentos sobre a minuta. Acesse aqui o link para o Webinar.

Em breve, será disponibilizado um FAQ sobre o Fundo Patrimonial. 

 

Documentos:

Acesse aqui a minuta da resolução

Lei n.º 13.800/2019

 

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