Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Neabi completa cinco anos com série de webinars

Neabi completa cinco anos com série de webinars

Quinta transmissão acontece nesta terça-feira (25), às 10h; acompanhe aqui

• Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2020, 16h40
  • Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2020, 16h59

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFSP completa, no dia 20 de agosto, cinco anos do seu lançamento oficial. Estão programadas oito lives para a discussão de assuntos pertinentes ao trabalho do grupo durante seu período de existência. A 5ª transmissão será realizada nesta terça-feira, 25 de agosto, a partir das 10h. A webinar discutirá o tema "Raça e Gênero: a interseccionalidade no espaço educativo". Acesse aqui.

Aprovado pela Portaria n.º 2.587/2015, o Neabi traz o compromisso do IFSP de reconhecer que o racismo e a discriminação ainda são práticas recorrentes, e acontecem muitas vezes de modo velado, dissimulado por um discurso pseudo-inclusivo. Dessa forma, o núcleo propõe discussões e reflexões em todos os âmbitos da Instituição a fim de promover educação para as relações étnico-raciais que visa à igualdade de direitos e a condições de acesso e de permanência por meio da valorização da diversidade e respeito mútuo.

A pedagoga Caroline Jango, coordenadora do Neabi, lembra que muitos foram os desafios encontrados nesses cinco anos de grupo, “pois uma sociedade estruturalmente racista nos impõe formas colonizadas de conhecer o mundo, e o espaço educativo reproduz e produz essa lógica de discriminação”.

Para Caroline, construir formas de descolonizar o conhecimento e as práticas pedagógicas não são tarefas fáceis, “mas o Neabi/IFSP aos poucos agregou diversos profissionais da educação que se comprometeram a construir as reflexões, os debates, os documentos e as formações necessárias para o reconhecimento do desafio, que é construir uma instituição de ensino antirracista”, explica.

Ao completar cinco anos, a coordenadora aponta um grupo unido, coerente, ativo e conhecido na Instituição por enfrentar incansavelmente as desigualdades raciais e étnicas existentes e, principalmente, por propor diversas formas de construção de conhecimentos que considerem as perspectivas africanas, afro-brasileiras e indígenas de forma a valorizar e promover de forma efetiva a diversidade étnico e racial que constitui o Instituto Federal. “O desafio continua e esperamos que outras pessoas possam compor, apoiar, contribuir e acompanhar as ações do Neabi/IFSP", finaliza.

Webinars

A primeira webinar em comemoração ao aniversário do núcleo foi realizada no dia 6 de agosto, às 10h. Acesse aqui

Confira as datas, temas e convidados de todas as lives:

Data: 11/08/2020 - 10h

Acessibilidade e reeducação das relações étnico raciais: um diálogo possível - Acesse aqui

Caroline Jango (Câmpus Hortolândia - Neabi), Carla Vilaronga (Câmpus São Carlos - NAPNE), Carlos Candido (DroneLab Brasil)

Conheçam o projeto “Narrativas Invisíveis” que tornou acessível o conhecimento sobre monumentos da cultura negra brasileira

Data: 13/08/2020 - 17h

Arte, Ciência e Corpo na perspectiva da reeducação das relações étnico-raciais - Acesse aqui.

Pedagoga Caroline Jango (Câmpus Hortolândia/Mediação), Professora Monique Reis (Câmpus Presidente Epitácio), Professor Thiago Costa (Câmpus Registro), Professor Christian Moura (Câmpus Campos do Jordão), Professora Rosa Amélia Barbosa (Câmpus Avançado Ilha Solteira)

Data: 18/08/2020 - 14h

A consolidação da Lei 10.639/03 no ensino da ciência e da tecnologia - Acesse aqui

Pedagoga Caroline Jango (mediação), Professora Giselly Barros (Câmpus São Paulo); Professor Huyra Araújo (Câmpus Piracicaba), Professora. Adriana Marques (Câmpus Itapetininga)

Convidado especial:  Professor Carlos Machado, autor do livro “Gênios da Humanidade: Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente”.

Data: 25/08/2020 - 10h

Raça e Gênero: a interseccionalidade no espaço educativo

Pedagoga Caroline Jango (Câmpus Hortolândia), Professor Marcos da Cruz (Câmpus Avançado Ilha Solteira), Professora Cristiane Santana (Câmpus Jacareí) , Professora Maisa Fidalgo (Câmpus Registro - NUGS)

Diálogo NEABI - NUGS