Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP promove webinar “Democracia nos IFs e seus processos eleitorais”

IFSP promove webinar “Democracia nos IFs e seus processos eleitorais”

O seminário acontece hoje (3), às 18h30; acompanhe aqui

• Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 19h48
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 14h54

Preocupada com a manutenção da Democracia nas Instituições Federais de Ensino a reitoria do IFSP promove um debate sobre a democracia nos Institutos Federais, processos eleitorais, seu histórico, legislação e a conjuntura atual.

O processo de escolha de dirigentes nos Institutos Federais é considerado o mais democrático dentre as Instituições Federais de Ensino, já que reitores e diretores-gerais de câmpus são escolhidos pela comunidade por meio de eleições com voto paritário entre os segmentos dos servidores docentes, técnico-administrativos e dos discentes, sendo nomeado o candidato mais votado, sem estabelecimento de lista tríplice, como ocorre nas Universidades Federais.

Em 24 de dezembro de 2019, foi publicada a Medida Provisória no 914, que alterava esse processo, acabando com a eleição para diretores-gerais de câmpus, com a paridade entre os segmentos e estabelecia lista tríplice para a escolha do reitor pelo presidente da República. O Colégio de Dirigentes do IFSP (Coldir) se reuniu em 14 de janeiro de 2020, firmando posicionamento expresso pela Nota oficial do IFSP sobre a Medida Provisória 914.

Não tendo sido votada pelo Congresso, a MP 914 perdeu validade, sendo seguida pela publicação da MP 979, que dava poderes ao ministro da Educação para nomear reitores nas Universidades e Institutos Federais durante a pandemia de covid-19, sem consulta à comunidade. Houve rápida comoção contra a MP 979, com manifestações do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre outras instituições, e a devolução da MP ao Executivo pelo presidente do Congresso.

O evento contará com mediação do reitor do IFSP, Eduardo Modena, e terá como convidados os professores, Eliezer Pacheco, ex-Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC), que atuou na concepção e desenvolvimento dos Institutos Federais, autor de trabalhos sobre Educação e Política, tendo organizado o volume Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e tecnológica (2011); Renato Janine Ribeiro, ex-Ministro da Educação (MEC), que tem vasta obra sobre Democracia, tendo publicado recentemente A boa política – ensaios sobre democracia na era da Internet (2017) e A Pátria Educadora em Colapso - reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil (2018); e Crounel Marins, docente do IFSP, atualmente assessor da Reitoria, desde 2015 responsável pela assessoria e acompanhamento, pelo Gabinete da Reitoria, de todos os processos eletivos para diretores-gerais de câmpus e reitor.

Acompanhe ao vivo pelo nosso canal do YouTube:  www.youtube.com/ifspoficial

Participantes:

Eliezer Pacheco - Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, tem mestrado na mesma área, além de especialização em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recebeu título de Doutor Honoris Causa pelo Instituto Federal do Acre. Foi Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (SETEC) e Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Renato Janine Ribeiro - Professor titular de Ética e Filosofia Política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, na qual se doutorou, tendo defendido mestrado na  Université Paris I – Panthéon-Sorbonne. Atuou como professor visitante na Columbia University (NY) e na UNIFESP. Foi Ministro da Educação e Diretor de Avaliação da CAPES.

Crounel Marins - Professor titular do Instituto Federal de São Paulo, é graduado em Administração de Empresas, em Engenharia Elétrica e em Direito pela Universidade de São Paulo, Mestre em Administração de Empresas e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é assessor da Reitoria do IFSP.

Mediação:

Eduardo Antonio Modena - Reitor do Instituto Federal de São Paulo.