Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > Meu câmpus tem: Parceria Escola/Comunidade

Meu câmpus tem: Parceria Escola/Comunidade

O projeto de extensão do Câmpus São Paulo “Parceria Escola/Comunidade: visitas monitoradas e Feira de Profissões” foi pensado como forma de estreitar o diálogo entre o IFSP e a comunidade.

• Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 15h13
  • Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h03

Contando atualmente com dez alunos bolsistas de diversos cursos, o projeto atua em duas frentes: traz a comunidade para dentro do câmpus e leva informações de dentro do câmpus para as escolas da região.

Na primeira frente, o projeto recebe, pelo menos uma vez por semestre, alunos e professores de diversas escolas de São Paulo para a “Feira de Profissões”. Durante a feira, os bolsistas apresentam o IFSP aos visitantes, permitindo, inclusive, que eles usem os laboratórios do câmpus para que assim tenham um dia de vivência de aluno da escola. Ainda na feira, os visitantes têm a oportunidade de conversar com professores do câmpus de diversas áreas para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre as possibilidades que a instituição e o mercado de trabalho oferecem. Mas não é só na época da feira que o IFSP está aberto aos estudantes de fora. Qualquer interessado pode entrar em contato com o Câmpus São Paulo para agendar uma visita monitorada.

Na outra frente do projeto, os estudantes bolsistas visitam escolas públicas localizadas na região do Câmpus para divulgar o IFSP. São essas visitas que têm tornado a experiência incrível para a bolsista Paula Dias Lopes: “Fui uma aluna de escola estadual desde pequena e dar a oportunidade para as pessoas conhecerem e terem acesso à educação gratuita é muito gratificante”, diz.

Um dos coordenadores do projeto, o jornalista Daniel Faria Esteves explica que entre as propostas do projeto está a de possibilitar aos bolsistas uma vivência com a comunidade, por meio de ações complementares às de educação formal, que atendam à formação para a cidadania e à diversidade. Por outro lado, Daniel acredita que ao possibilitar que a comunidade conheça as ações do câmpus e do IFSP, o projeto pode gerar um impacto na vida das pessoas e no cotidiano das escolas, oportunizando o exercício do direito à educação e o acesso a políticas públicas.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP. Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail .