Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > PRX lança editais dos Programas Cursinhos Populares e Economia Solidária

PRX lança editais dos Programas Cursinhos Populares e Economia Solidária

• Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 14h27
  • Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 11h56

A Pró-reitoria de Extensão do IFSP (PRX) está com inscrições abertas em dois editais de fomento às ações de extensão: o Programa Institucional de Cursinhos Populares e o Programa de Economia Solidária “Paul Singer”. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de abril, por meio do SUAP, na área da Extensão.

O Programa Institucional de Cursinhos Populares do IFSP selecionará até nove projetos, sendo um por câmpus do IFSP, com até 10 bolsistas cada, para receber fomento destinado à implementação de turmas de cursinho popular, propiciando a formação acadêmica, cultural e política de jovens e adultos. Em cada câmpus contemplado, será aberta uma turma, cujas atividades serão desenvolvidas no período de maio a novembro de 2019.

Cada proposta de Cursinho Popular deverá ser estruturada de forma a oferecer 40 vagas a jovens e adultos da população de baixa renda, oriunda da escola pública, que habita o entorno no qual o IFSP está situado. O projeto deverá ter como objetivo a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Clique aqui e acesse o Edital 158/2019.

O Programa de Economia Solidária do IFSP “Paul Singer” irá selecionar até 6 projetos com bolsa de extensão para um discente. A elaboração dos projetos deve seguir algumas diretrizes, como: partir de uma demanda externa firmada mediante a apresentação de anuência expressa da comunidade a ser beneficiada, como forma de garantir a sua viabilização; os projetos devem se articular com políticas públicas, oportunizando o acesso e a melhoria do ensino público, da educação profissional e da inclusão social no entorno do câmpus.

É necessário ter como público-alvo prioritária e majoritariamente membros da comunidade externa ao IFSP para atendimento das demandas da sociedade no desenvolvimento de ações de caráter social, educacional, ambiental, cultural, político, científico e desportivo.

Todos os critérios necessários para a apresentação de propostas e demais regras da seleção estão disponíveis no Edital 159/2019 que pode ser acessado aqui.