Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > Meu câmpus tem: Sistema de Irrigação Automatizado

Meu câmpus tem: Sistema de Irrigação Automatizado

O Projeto “Sistema de irrigação automatizado: reaproveitamento da água de condicionadores de ar do Câmpus Catanduva” utiliza a água desperdiçada pelos aparelhos de ar-condicionado para irrigar as hortas e jardins do câmpus.

• Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 10h46
  • Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 11h57

Jair de Martin Júnior, professor orientador da pesquisa, conta que um condicionador de ar goteja, em média, vinte litros de água por dia útil. “Nossa instituição, no caso, possui cerca de 120 aparelhos que gotejam um grande volume de água que poderia ser destinado para um uso benéfico à comunidade em geral.”

Como parte da disciplina Projeto Integrado em Mecatrônica do curso Técnico em Mecatrônica integrado ao ensino médio, os alunos realizaram o levantamento bibliográfico sobre o tema. Depois, projetaram e construíram um sistema de armazenamento e distribuição da água.

O sistema, que coleta e armazena água de 13 aparelhos condicionadores de ar, é constituído de tubos e conexões de PVC e de uma caixa de água. Já a irrigação é subordinada a um microcontrolador que aciona, em tempos definidos pelo operador, uma bomba periférica. Essa, por sua vez, realiza a distribuição da água armazenada na caixa para uma horta destinada para o plantio de temperos, como cebolinha, salsinha, pimenta e alho.

Os próximos passos, explica o docente, são a ampliação do sistema, utilização de sensores, por exemplo, sensor de umidade do solo, para melhorar o desempenho, e implementação de um modelo de supervisão remota do sistema.

A expectativa é que o sistema irrigue uma nova horta, ainda maior, planejada pelo câmpus para abrigar verduras e hortaliças. “A primeira horta foi planejada e construída por nosso grupo. Diante disso, prevemos que o protótipo inicial proposto por nós possa ser adotado também na construção da horta maior. Vale ressaltar que todos os alimentos produzidos serão destinados no refeitório do câmpus, contribuindo, assim, com a alimentação saudável de nossos alunos”, ressalta o docente.

Luís Antonio Gambatti Júnior, Mariana da Silva Alves, Nicolas Tobias de Oliveira Pavin, Renato Jorge Araujo e Thomas August Colombo, com idades entre 17 e 18 anos, afirmam que a participação no projeto lhes dá a sensação de dever cumprido por devolverem à Instituição os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Jair explica que o projeto não apenas está ligado à indústria, mas também ao ramo da agricultura e sustentabilidade. O trabalho busca atender também ao Plano de Logística Sustentável do IFSP (PLS), que cumpre com o Decreto nº 7.746/2012.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP. Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail .