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IFSP lança a quarta edição da Revista Napne em Ação

Publicação traz um compilado de ações desenvolvidas pelos câmpus do IFSP voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência.

  • Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 15h54
  • Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 11h05
  • Acessos: 7433

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFSP está lançando hoje, 05 de dezembro, a quarta edição da Revista Napne em Ação . A publicação traz um compilado de ações desenvolvidas pelos câmpus do IFSP voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência. O lançamento da revista nesta semana coincide com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no último dia 03 de dezembro.

De acordo com a Coordenadora de Ações Pedagógicas e Inclusivas, Elizabeth Alves Pereira, intuito da revista é divulgar os eventos e atividades que disseminem práticas para o engajamento e a implementação de políticas inclusivas no IFSP. Assim, a publicação dá visibilidade às experiências exitosas (palestras, formações, sensibilizações e projetos) realizadas pelos câmpus do IFSP no que diz respeito à inclusão e à diversidade.

A revista traz o relato de ações desenvolvidas por 24 câmpus do IFSP pela Coordenadoria de Ações Pedagógicas e Inclusivas. “Na Revista, fica claro o empenho dos profissionais que compõem os núcleos em conscientizar sua comunidade escolar acerca das ações de inclusão”, afirma Elizabeth.

Napne – O objetivo do Núcleo é o acolhimento, atendimento e acompanhamento do estudante com necessidades educacionais específicas, em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico. Além do acompanhamento individual do estudante, o Napne também age numa perspectiva propositiva, fomentando inúmeras ações coletivas voltadas para a sensibilização à diversidade e à inclusão, sinalizando a eliminação de barreiras arquitetônicas, viabilizando a compra de Tecnologia Assistiva, sugerindo adaptações curriculares e encaminhando, quando necessário, para atendimento na rede pública de assistência e saúde. Assim, atua como elo entre os diversos setores e coordenadorias em defesa do processo de inclusão de estudantes com deficiência. O Núcleo conta uma equipe multiprofissional que reúne pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos em assuntos educacionais e tradutores intérpretes em Libras.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1992, com os seguintes objetivos: promover uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência; mobilizar a sociedade em defesa da dignidade da pessoa com deficiência; para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade.

Clique aqui e acesse a edição 2018 da Revista Napne em Ação 

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