Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > 5ª edição do Conemac registrou 1.300 alunos inscritos

5ª edição do Conemac registrou 1.300 alunos inscritos

Se foi o som do berrante e o ritmo da Catira que marcaram o início do V Conemac, foi a energia sonora dos movimentos do Frevo que simbolizou o encerramento das atividades do evento que representa e mostra a diversidade da produção extensionista e de todas as formas de expressões artísticas dos alunos do IFSP.

• Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 13h13
  • Última atualização em Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 08h03

Mais de 1.300 alunos inscritos, além dos parceiros e pessoas da comunidade, participaram dos três intensos dias de atividades do Congresso de Extensão e da Mostra de Arte e Cultura do IFSP, encerrado na noite dessa nesta quinta-feira, 29. O último dia da programação teve apresentações culturais, como o espetáculo de danças pernambucanas, apresentado pelo professor Black Escobar e seus alunos, e discussões, a exemplo da mesa “Ciência em Rede: a difusão do conhecimento científico com arte e tecnologia”, da qual participaram a professora e Youtuber Sabrina da Fonseca, do canal #Teseonze, e Luciano Queiroz, do Podcast Dragões de Garagem.

Esta foi a primeira edição do Conemac da qual a professora de Biologia Adriana Nascimento de Jesus participou. Para ela, que já foi aluna do ensino médio e cursos técnicos do Instituto Federal, no Câmpus Cubatão, o evento foi carregado de emoção e de realização. “Eu me emocionei desde o momento que cheguei. Eu sempre sonhei em retornar ao Instituto Federal e há um ano estou aqui como professora. Ver essa integração dos alunos, essa troca, proporcionar que eles conheçam a realidade de outros câmpus e, assim, percebam o quanto a Instituição em que estudam é diversa, foi maravilho, muito enriquecedor”, contou.

Os alunos Rafaela Borsato, do primeiro ano do curso Técnico em Alimentos integrado ao ensino médio, e Gabriel Simon, do primeiro ano do Técnico em Informática integrado ao ensino médio, ambos do Câmpus Barretos, colaboram com a Equipe de Comunicação na cobertura do evento. Eles fazem parte de uma equipe composta por 14 estudantes do projeto de extensão Rádio Acadêmica, coordenado pelo professor Túlio Gustavo do Prado Freitas.

Gabriel, que atuou como fotógrafo, contou que o que mais gostou foi poder manusear a câmera, procurar os melhores ângulos, luz, e ainda poder ver muita coisa do evento, sob outro ângulo, o de quem vai compartilhar o que viu por meio das imagens que capturou. Já Rafaela gostou do contato com os outros alunos ao longo das entrevistas e registros do evento. “Conheci muita gente, e todo mundo quer ver a foto, quer saber onde vamos compartilhar. É muito legal”. O material produzido pelos alunos está disponível na página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/radioacademica/

O Pró-reitor de Extensão, Wilson de Andrade Matos, contou que a sensação ao término do evento é de gratidão a todos os que colaboraram para que o Conemac acontecesse e também pelo fato de a Extensão estar cumprindo a sua missão. “O que nós queremos enquanto educadores é uma formação integral dos nossos alunos, onde eles tenham a oportunidade de se expressar de todas as formas. Aqui nós tivemos a apresentação de trabalhos acadêmicos, mas tivemos também música, dança, teatro, artes plásticas, empreendedorismo, tudo isso produzido em articulação com as comunidades locais dos câmpus. Esperamos que todos os que estiveram aqui possam partilhar e multiplicar o que aprenderam e os contatos que fizeram nos seus câmpus”, avaliou o pró-reitor.

Veja mais fotos do último dia de congresso aqui.