Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > Indicações Geográficas: treinamento para submissão ao Edital 663/2018

Indicações Geográficas: treinamento para submissão ao Edital 663/2018

• Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 12h06
  • Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 08h37

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP (INOVA IFSP) promove, no dia 24 de setembro, no Câmpus São Paulo, o treinamento sobre Indicações Geográficas (IG) com objetivo de capacitar os câmpus para submissão ao Edital nº 663/2018, retificado pelo Edital nº 722/2018.

De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a indicação geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.

O Edital 663/2018 visa a apoiar até quatro câmpus do IFSP para elaboração do pedido de registro de Indicação Geográfica (IG) em conjunto com o Arranjo Produtivo Local (APL). O apoio consiste na concessão de bolsa, treinamento e assessoramento durante a elaboração do processo de elaboração do registro de IG.

Treinamento

O treinamento será realizado no Câmpus São Paulo, das 10h às 16h do dia 24 de novembro. A atividade é aberta a todos os servidores do IFSP com o limite de 70 vagas. As inscrições devem ser realizadas aqui.

Indicação Geográfica (IG)

A concessão da IG contribui com a comunidade local e com o IFSP de diversas maneiras:

1. O produto que recebe uma IG passa a ter o reconhecimento de suas características distintivas, que permite aumentar a demanda, contribuindo assim para a renda dos produtores locais;
  2. O aumento da demanda contribui para aumento da geração de empregos na região;
  3. O IFSP passa a compreender melhor a história e as características dos produtores locais, podendo desta forma preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho;
  4. Com base nesta compreensão, o IFSP pode identificar oportunidades para projetos cooperados de pesquisa, inovação ou prestação de serviços, cumprindo os objetivos e características previstas na sua Lei de Criação.

Confira os documentos abaixo:

Inscreva-se para o treinamento aqui

Programação do treinamento

Edital de Indicação Geográfica nº 663/2018