Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > Meu câmpus tem: WASH! Workshop de Aficionados em Software e Hardware

Meu câmpus tem: WASH! Workshop de Aficionados em Software e Hardware

Com abordagem multidisciplinar, o projeto desenvolvido no Câmpus Campinas utiliza ferramentas científicas, tecnológicas, lúdicas e culturais para estimular o desenvolvimento do estudante, com incentivo para o conhecimento do método científico no ambiente escolar e no cotidiano.

• Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 15h03
  • Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 18h32

O Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo faz parte do Complexo Tecnológico e Educacional (CTE), formado pela integração das atividades de um centro de pesquisa e desenvolvimento, o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer; de um Instituto Federal (O IFSP), de um Parque Tecnológico (CTI-Tec), de um Centro de Referência em tecnologia assistiva (CNRTA) e de uma escola de experiência do uso social da tecnologia (Escola Criativa, Tecnológica e Social). O CTE visa fomentar e impulsionar processos de inovação e formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento social e econômico.

O Câmpus Campinas está localizado no Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Sua localização estratégica possibilita integração com setores acadêmicos, de pesquisa e desenvolvimento e de produção industrial, visando à oferta de bens e serviços à sociedade.

Entre os projetos colaborativos desenvolvidos no Câmpus Campinas está o WASH! Workshop de Aficionados em Software e Hardware. Uma iniciativa que busca mobilizar os estudantes em atividades de iniciação científica ao mesmo tempo que oferece para a comunidade da região a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas aos conhecimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação utilizando a programação de computadores.

Representando o IFSP Campinas no CTE, o projeto tem a coordenação do professor Edson Anicio Duarte, mas envolve outros professores e um conjunto de estudantes de diferentes níveis, do ensino médio ao superior, que participam como bolsistas institucionais do CTI Renato Archer e de projetos de iniciação científica do CNPq. Entre esses alunos estão Giovana Cassia Bernardino Cardoso e Wagner Roberto de Souza Júnior, do 3º ano do curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio. Nesta edição do Programa “O que é que meu câmpus tem?”, a Giovana e o Wagner  apresentam o projeto e mostram a sala de pesquisa, onde eles e outros colegas desenvolvem protótipos para projetos integradores, uma das disciplinas da matriz curricular, e enfatizam a importância do WASH para a formação e aprendizagem.

Com abordagem multidisciplinar, o projeto utiliza ferramentas científicas, tecnológicas, lúdicas e culturais para estimular o desenvolvimento do estudante, com incentivo para o conhecimento do método científico no ambiente escolar e no cotidiano. Desde o início, o estudante participante é protagonista em oficinas scratch e robótica, por exemplo.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP. Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail .