Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > IFSP mapeia produtos e serviços com potencial para registro de Indicação Geográfica

• Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 16h46
  • Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 16h55

A Indicação Geográfica (IG) é usada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. Podemos tomar como exemplo o queijo Canastra, cuja Indicação Geográfica foi concedida com base na sua procedência, a Serra da Canastra, em Minas Gerais.

O Estado de São Paulo possui poucas IG’s registradas no INPI, abrindo oportunidade para o IFSP apoiar o Arranjo Produtivo Local. A concessão da IG pode contribuir com a comunidade e com o IFSP de diversas maneiras:

a) O produto que recebe uma IG passa a ter o reconhecimento de suas características distintivas, que permite aumentar a demanda, contribuindo assim para a renda dos produtores locais;

b) O aumento da demanda contribui para aumento da geração de empregos na região;

c) O IFSP passa a compreender melhor a história e as características dos produtores locais, podendo desta forma preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho;

d) Com base nessa compreensão, o IFSP pode identificar oportunidades para projetos cooperados de pesquisa, inovação ou prestação de serviços, cumprindo os objetivos e características previstas na sua lei de criação.

Diante dessa oportunidade, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (INOVA IFSP) divulgou, junto aos coordenadores de pesquisa e inovação, um questionário para ser preenchido até o dia 5 de setembro, com os potenciais produtos/serviços que possam gerar IG na região de atuação do câmpus.

Esse levantamento será utilizado pela INOVA IFSP para lançamento de um edital que visa apoiar os câmpus interessados em auxiliar o Arranjo Produtivo Local a registrar a IG. O apoio se dará por meio de treinamento e bolsa para os coordenadores dos projetos. Caso o número de respondentes seja baixo, os câmpus participantes do levantamento serão convidados a apresentar projeto diretamente à INOVA IFSP para concessão do apoio.

Dessa forma, os servidores interessados em participar devem procurar a Coordenação de Pesquisa e Inovação do seu câmpus até o dia 05 de setembro, que é o prazo para envio do formulário.

Mais informações sobre Indicação Geográfica podem ser obtidas no site do INPI:

Conheça mais sobre as Indicações Geográficas brasileiras: