Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > Inova IFSP realiza primeiro encontro

Inova IFSP realiza primeiro encontro

• Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 13h48
  • Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 13h51

Foi realizado no último dia 24 de maio o I Encontro Inova IFSP. O evento marca a criação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP, aprovada pela resolução 159/2017, e contou com a participação de diretores-gerais, coordenadores de Pesquisa e Inovação e coordenadores de Extensão de diversos câmpus da Instituição.

A abertura foi realizada pelo reitor em exercício, o pró-reitor de Administração Silmário Batista do Santos, que ressaltou a importância da inovação para esta segunda gestão do reitor Eduardo Antonio Modena.

Da esquerda para direita: Newton Lima (assessor da Reitoria), Jorge Almeida Guimarães (presidente da Embrapii), Gesil Sampaio Amarante II (diretor do Fortec), Ana Torkomian (diretora do Fortec), Tadeu Pissinati Sant'anna (diretor da Fábrica de Ideias do IFES), Adalton Ozaki (diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica) e Alexandre Chahad (diretor Executivo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP)

O primeiro painel discutiu o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o recente Decreto Regulamentador nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018. Foi mediado pelo diretor Executivo da INOVA IFSP Alexandre Chahad e contou com a presença dos professores Gesil Sampaio Amarante II, diretor do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e professor e coordenador do NIT da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e Ana Lucia Torkomian, diretora do FORTEC, professora e ex-diretora da Agência de Inovação da UFSCar.

O segundo painel foi mediado pelo assessor da reitoria Newton Lima e abordou o tema Polos de Inovação. O primeiro palestrante foi o diretor de Implantação da Fábrica de Ideias do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES), Tadeu Pissinati Sant’anna, que contou a trajetória do IFES até se tornar um polo de inovação credenciado pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O segundo palestrante foi o presidente da Embrapii, Jorge Almeida Guimarães, que apresentou o modelo de operação da Embrapii e os resultados alcançados por esta iniciativa.

Na parte da tarde, o painel abordou o tema “Tramitação de Projetos com Contrapartida Financeira – Regulamentos e Cases do IFSP”. O primeiro palestrante foi o professor Tiago Carvalho, do Câmpus Campinas, coordenador do primeiro projeto de pesquisa com uma Fundação de Apoio assinado pelo IFSP, e que por meio da parceria com a empresa Tradeworks conseguiu aprovar um projeto no programa PIPE/FAPESP. Em seguida, o prof. Felipe Augusto F. de Almeida, do campus Boituva, coordenador do projeto com a CPFL aprovado na Chamada da ANEEL 01/2016, relatou todo o processo para elaboração e aprovação deste projeto, até sua assinatura.  Por fim, o professor Adalton M. Ozaki, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica, abordou como funcionam as tramitações dos projetos de pesquisa conforme a resolução 19/2016, e dos projetos de prestação de serviços conforme a resolução 24/2018.

O encerramento foi realizado pelo Diretor Executivo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP, professor Alexandre Chahad, que ressaltou a importância da inovação e da atuação do IFSP para contribuir com o desenvolvimento do arranjo produtivo local, gerando desenvolvimento nas comunidades em que atua.

Veja mais fotos do evento aqui

Saiba mais:

Programação do Evento: Veja aqui

Como tramitar projetos de pesquisa com contrapartida financeira

Como tramitar projetos de serviços tecnológicos com contrapartida financeira