Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > IFSP realiza 2º Simpósio de Inteligência Artificial online
Início do conteúdo da página

IFSP realiza 2º Simpósio de Inteligência Artificial online

Atividade será transmitida pelo Youtube nesta quinta, dia 20, das 19h às 21h

  • Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2020, 14h46
  • Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 09h26
  • Acessos: 10586

A segunda edição do Simpósio de Inteligência Artificial, promovido pelo Câmpus São Paulo, terá como objetivo discutir a ética e a segurança por trás do uso da inteligência artificial. O simpósio será transmitido por meio do canal oficial do IFSP no Youtube nesta quinta-feira, 20 de agosto, a partir das 19h. 

O evento terá a participação dos debatedores Roberto Pena Spinelli, que falará sobre os novos paradigmas no mundo pós GPT-3, e do professor Miguel Angelo de Abreu de Sousa, que levantará questões técnicas e sociais no desenvolvimento da inteligência artificial. O debate será mediado pela antropóloga Marisol Marini e pelo engenheiro Marcelo Barboza

O simpósio conta com a organização do Grupo de Pesquisas de Bioengenharia Biomateriais e de Automação para a Vida do Câmpus São Paulo, da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Inova) do IFSP, e das instituições de divulgação científica Pandora e SciCast.

Os laboratórios de Bioengenharia Biomateriais e de Automação para a Vida, liderados pelos professores  Tarcísio Fernandes Leão e Eduardo Bock, respectivamente, têm como foco principal as pesquisas sobre coração artificial. No entanto, todas as relações atuais, pontua Tarcísio, são mediadas por algum nível de inteligência artificial. “Os equipamentos da nossa casa, os meios de relacionamento, como as redes sociais, possuem IA”, destaca. 

O evento deste ano traz os mesmos participantes da primeira edição do seminário, uma vez que a participação da antropóloga Marisol, do cineasta Pena e do professor Angelo alcançou grande êxito. “Tivemos o auditório lotado, os debatedores contribuem de diferentes formas para a discussão desse assunto, que nos próximos anos será um grande motor, tanto dentro do mundo industrial quanto do mundo dos negócios e na própria relação humana. Vamos ter de falar de inteligência artificial em todos os âmbitos da nossa vida, pois está mudando a forma como nos relacionamos”, avalia Tarcísio Leão. 

As discussões são abertas a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Acesse o canal do IFSP no Youtube aqui.

1º edição do Simpósio de Inteligência Artificial
registrado em:
Fim do conteúdo da página