Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > III Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos do IFSP registra número recorde de inscritos

Evento do Câmpus Matão foi realizado online e recebeu 2.122 inscrições

• Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 17h58
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 17h58

O Câmpus Matão realizou, entre os dias 26 e 28 de maio, a sua III Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (SENGALIF). Apesar de ser a terceira edição do evento, foi a primeira vez em que as atividades foram realizadas totalmente online e transmitidas pelo canal do YouTube do Centro Acadêmico “Márcia Rizzatto” do curso de Engenharia de Alimentos. E junto com o desafio veio um recorde de público: 2.122 inscritos, entre alunos dos cursos técnicos, graduação, pós-graduação, servidores do câmpus e participantes de outros institutos federais, universidades, empresas, do Brasil e do exterior.

Este ano, a Semana teve como foco a inovação e o desafio das empresas do ramo alimentício, em tempos de pandemia pela Covid-19, processos de segurança, bem como a compreensão de problemas e soluções do processo industrial alimentício e a busca por desenvolvimento de novas tecnologias. “O objetivo da Semana Acadêmica, foi trazer aos alunos e profissionais da área, como as empresas de alimentos estão gerenciando a crise causada pelo coronavírus com ações efetivas, as novidades no mercado de alimentos, novas tecnologias e equipamentos e proporcionar situações extra sala que vai além da estrutura curricular”, contou a professora Márcia Rizzatto, presidente da comissão organizadora.

De acordo com a professora, realizar o evento em meio à pandemia foi um exercício de reinvenção e um desafio, que demandou dos alunos e servidores envolvidos muita união, apesar do distanciamento físico, e que também trouxe muitas lições. “Foi um grande aprendizado, pois precisamos sair da nossa zona de conforto. Atingimos um número muito maior de participantes, não só do IFSP, mas de Institutos Federais e Universidades de todo o país e do exterior. No nosso chat recebemos interações da Nicarágua, Estados Unidos, Paraguai, Colômbia. Sem contar que o evento foi totalmente gratuito, sem ter, por exemplo, a necessidade de gastos com deslocamento de palestrantes”, contou. Márcia destacou ainda que nas próximas edições certamente haverá uma parte online, para que mais pessoas possam participar.

A III SENGALIF contou com a participação de profissionais como a Tecnóloga em Alimentos Cristiane Moura Oliveira, com a palestra “Indústria de Chocolates: do Cacau ao Produto Final” e a Engenheira de Alimentos Nina Altafin, que falou sobre o tema “O engenheiro de alimentos no mundo coorporativo”, e ainda o Engenheiro de Alimentos Clayton Silva Gaspar que ministrou a palestra “Introdução a Fabricação de Cervejas”.

As palestras estão disponíveis no YouTube:

https://youtu.be/d1vBY8YOQp0 - Dia 26/05

https://youtu.be/f-jazAyFnWo - Dia 27/05