Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > Cursos de extensão: servidores podem inscrever propostas até 22 de novembro

Cursos de extensão: servidores podem inscrever propostas até 22 de novembro

As propostas de projetos pedagógicos de cursos de extensão devem ser cadastradas pelos coordenadores exclusivamente na plataforma Sigproj.

• Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 16h06
  • Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 16h08

A Pró-reitoria de Extensão (PRX) do IFSP torna público o Edital nº 782/2019, por meio do qual será feito o cadastramento para a avaliação de projetos pedagógicos de cursos de extensão (PPC) a serem oferecidos pelos câmpus do Instituto, a partir do 1º semestre de 2020. A submissão dos projetos pode ser feita até o dia 22 de novembro.

Poderão apresentar projetos pedagógicos de cursos de extensão os servidores do IFSP sejam eles docentes ou técnicos-administrativos. As propostas devem ser cadastradas pelos coordenadores exclusivamente na plataforma Sigproj, disponibilizada no endereço http://sigproj.ufrj.br. Os proponentes devem atentar à estrutura dos projetos de curso descrita no edital, bem como à documentação exigida.

Curso de extensão é a ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimentos, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos. Os cursos de extensão são classificados em:

• Curso Livre de Extensão: cursos com carga horária mínima de 8 horas e máxima de 40 horas;
  • Curso de Formação Inicial e Continuada – FIC ou Curso de Qualificação Profissional, podem apresentar-se de duas formas: 1 - Curso de Formação Inicial - voltado para estudantes que buscam qualificação. Tem como objetivo oferecer formação inicial em uma área profissional específica do conhecimento, sendo desenvolvidas também competências ligadas à formação geral, mediante o trabalho com disciplinas específicas ou temas transversais, tendo carga horária mínima de 160 horas; 2  - Curso de Formação Continuada: voltado para aqueles que já possuem conhecimento e atuação na área. Tem como objetivo, principalmente, atualizar, aprofundar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área do conhecimento, possuindo carga horária mínima de 40 horas.

Os projetos pedagógicos de cursos de extensão propostos deverão ser analisados e validados pela Comissão de Cursos de Extensão do câmpus antes de serem submetidos à avaliação da PRX. Serão avaliados diversos aspectos do projeto, como sua relevância para o desenvolvimento profissional ou pessoal da comunidade, a abrangência do público-alvo e a exequibilidade.

Documentos:

Edital nº 782/2019 - submissão de projetos pedagógicos de cursos de extensão