Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > JIF Nacional: alunos do IFSP estão em Guarapari para as competições

JIF Nacional: alunos do IFSP estão em Guarapari para as competições

São 45 alunos competindo em cinco modalidades: futsal, judô natação, tênis de mesa e xadrez. Os Jogos ocorrem até o dia 12

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 12h07

Mais de 1700 estudantes e servidores de 30 instituições da Rede Federal estão em Guarapari (ES) para a 10º edição dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2019). Do IFSP, são 45 estudantes competindo até o dia 12 de outubro.

No JIF 2019, estão sendo disputadas 11 modalidades esportivas, coletivas e individuais: natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, atletismo e futebol. A delegação do IFSP está participando da competição no futsal, judô natação, tênis de mesa e xadrez, tanto no masculino como no feminino.

O reitor do IFSP, Eduardo Modena, esteve presente na abertura do JIF, no dia 8 de outubro, e também aproveitou para acompanhar algumas competições que aconteceram no dia seguinte (9). Para Modena, a grande riqueza dos jogos é a interação que ela proporciona aos participantes, dando a eles a possibilidade de conhecer outros estudantes, de enxergar outras realidades. “É isso que faz com que a gente invista cada vez mais esforços para levar esses jovens a essas competições”, avalia.

Segundo o reitor, buscar elementos de superação ao competir também faz parte da formação dos estudantes. “Esse mundo que gira em torno da competição tem o lado positivo, que é fazer o aluno se superar e entender que a gente ganha e a gente perde, que isso faz parte da vida”, diz.  Ele ainda aproveitou para reforçar que a expectativa da gestão, com a ajuda dos professores das áreas ligadas aos esportes, é colocar cada vez mais alunos para praticá-los. “ A nossa intenção, entre o final desse ano e o ano que vem, é construir políticas fortes de inserção dos nossos alunos a práticas esportivas”, revela.

José Roberto da Silva (assessor de Administração e Finanças) e Eduardo Modena (reitor) prestigiam a delegação do IFSP durante a 10º edição do JIF Nacional, em Guarapari

10º edição – O JIF 2019 é organizada pelo Ifes, com apoio do Conif e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif). A edição deste ano comemora os 10 anos da criação dos Institutos Federais e o aniversário de 110 anos das instituições que hoje compõem a Rede Federal. O evento conta o financiamento do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cidadania, com complementação das instituições participantes que compõem a Rede Federal.

As informações sobre o evento podem ser acompanhadas pelo site jif2019.ifes.edu.br, pelo Instagram (instagram.com/jifnacional) e pelo Facebook (facebook.com/jifnacional).

JIF Estadual - O IFSP realizou, entre os dias 20 e 22 de setembro, sua primeira edição estadual dos Jogos dos Institutos Federais. Os jogos foram realizados no Câmpus Avaré e reuniram 369 alunos de 19 Câmpus do Instituto. Foram disputadas três modalidades: Futsal (em equipes), Tênis de Mesa (individual e em duplas) e Xadrez (individual). Todas as modalidades foram disputadas nas categorias masculino e feminino.

Reunião de reitores -  Até esta quinta-feira (10), o Campus Guarapari  também recebe a 100ª Reunião Ordinária do Conif, com reitores de todo o país. O conselho é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.