Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > Pró-reitoria de Ensino divulga Relatório Geral do Vestibular Enem – IFSP
Início do conteúdo da página

Pró-reitoria de Ensino divulga Relatório Geral do Vestibular Enem – IFSP

Documento apresenta à comunidade acadêmica do IFSP e à sociedade as mudanças ocorridas no processo seletivo e um comparativo em relação às últimas edições do Sisu.

  • Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 17h42
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 18h30
  • Acessos: 10689

O Departamento de Políticas de Acesso da Pró-reitoria de Ensino do IFSP publicou o Relatório Geral do Vestibular Enem – IFSP, seleção realizada no segundo semestre de 2019, onde a inscrição não se deu pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas pelo Sistema Gestor de Concursos – SGC, e foram consideradas não somente as notas do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas também as edições de 2015, 2016 e 2017. O documento apresenta à comunidade acadêmica e à sociedade as mudanças ocorridas com o novo processo seletivo e um comparativo em relação às últimas edições do Sisu.

O Vestibular Enem – IFSP do 2° semestre de 2019 teve por objetivo selecionar candidatos para a ocupação de 920 vagas em 23 cursos nos oito câmpus do IFSP (Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Guarulhos, Jacareí, São Carlos, São Paulo e São Roque). Esse processo contou com a participação de 5.535 Candidatos inscritos, dos quais 95% são oriundos do Estado de São Paulo.

De acordo com o documento, a principal motivação que levou o IFSP a testar uma forma alternativa ao Sisu no processo de seleção do 2° semestre de 2019, para a inscrição dos candidatos em seus cursos de nível Superior, está fundamentada na tentativa da reitoria de melhorar as taxas de ocupação de vagas.

O relatório destaca a melhora significativa na taxa de ocupação de vagas em primeira chamada, para todos os cursos ofertados pelo Vestibular Enem – IFSP. Alguns cursos obtiveram uma melhora muito expressiva, como é o caso do curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Câmpus Bragança Paulista), que apresentou crescimento de 340% na ocupação de vagas, em comparação com o Sisu do segundo semestre de 2018.

O relatório mostra ainda um perfil dos candidatos inscritos. A grande maioria dos inscritos (76,3%) cursaram o ensino médio integralmente na rede pública (instituições mantidas pela União, Estados e Municípios) e 23,7% em Rede Particular. Ainda de acordo com os dados, do montante total de inscrições confirmadas (5.535 candidatos), 63% é do sexo masculino e 37% feminino. Em relação à cor/etnia dos candidatos, 51% se autodeclarou branco e 44% se declararam como pretos, pardos ou indígenas.

Confira aqui o Relatório Geral do Vestibular Enem – IFSP

registrado em:
Fim do conteúdo da página