Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Servidores > Últimas notícias > Docente do IFSP é selecionado entre talentos da Educação
Início do conteúdo da página

Docente do IFSP é selecionado entre talentos da Educação

  • Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 14h49
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 14h12
  • Acessos: 10055

Damione Damito, professor da área de Redes de Computadores do Câmpus Salto, foi um dos 25  selecionados para participar do Programa Talentos na Educação. Após processo criterioso, ele terá acesso a formações exclusivas e conhecerá outros agentes transformadores de educação.

Professor Damione e alunos durante projeto de extensão no Câmpus Salto

 

O processo de seleção anual para participação no programa, promovido pela Fundação Lemann, exigiu o envio de carta de recomendação, questionário, vídeos de apresentação, portfólio e currículo. Depois de ter todo o material criteriosamente avaliado, os candidatos finalistas passam por uma entrevista com especialistas em educação.

Para o docente, seu trabalho de formação para professores na área da educação e a criação do Podcast Papo de Educador foram decisivos para sua escolha. Criado em 2015 após uma temporada na Finlândia por meio de uma chamada pública que selecionou 35 professores de institutos federais de todo o Brasil para capacitação, o podcast discute em três idiomas (português, inglês e espanhol) inovações e tendências na educação e outros temas relevantes para docentes.

Damione conhecerá, entre 8 e 10 de agosto, os demais selecionados do programa durante o encontro “Redes que transformam | Lideranças”, no qual estarão lideranças nacionais na política, educação, economia e movimentos sociais de destaque. “Estar no programa me dará a oportunidade de ter acesso a formações exclusivas, propor e contribuir com os mais variados projetos possíveis em educação, além de potencializar o trabalho com o podcast”, avalia.

Damione entrevista o professor António Nóvoa no Museu do Amanhã

Podcast

Entre abril e dezembro de 2015, Damione foi contemplado pela Chamada Pública CNPq – SETEC/MEC, que proporcionou a 35 professores brasileiros a capacitação em universidades de ciências aplicadas na Finlândia, no programa “Teacher for the future”.

Um dos aprendizados multiplicados por ele ao regressar foi o uso de podcasts como ferramenta de formação continuada de professores. O projeto, que inicialmente seria desenvolvido até dezembro de 2015, continua ativo e já contou com a participação de pessoas bastante relevantes na área de educação como o português António Nóvoa e a ministra da educação finlandesa, Sanni Grahn-Laasonen. Acesse o podcast aqui ou pelo Youtube

Com episódios semanais, o Papo de Educador tem como principal público professores de todos os níveis de ensino, pois aborda temas que podem ser usados/adaptados em todas as áreas.  O professor conta que frequentemente é abordado por ouvintes durante eventos de educação. “Pedem para tirar uma foto ou dar um abraço. É algo bem bacana, pois não esperava que esse tipo de coisa iria acontecer.”

No Câmpus Salto, o docente coordenou o projeto de extensão “Papo de Aluno”, no qual fomentava a formação do pensamento crítico e educação midiática por meio de podcasts. A ação contou com a participação direta de 20 alunos.

Talentos na Educação

O grupo formado pelos selecionados por meio do Programa Talentos na Educação reúne  mais de 100 pessoas entre professores, educadores, gestores escolares, empreendedores, gestores públicos e pessoas do terceiro setor.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página