Oportunidades de Internacionalização
Fundação Carolina
21º edital de bolsas de estudos pela Fundação Carolina em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento.
Serão ofertadas, ao todo, 504 bolsas de estudos, sendo 225 para programas de mestrado, 85 para programas de doutorado e pós-doutorado, 27 para programas de mobilidade de professores e 37 para estudos institucionais. Somam-se, ainda, 130 renovações para programas de doutorado. Serão também oferecidas sete bolsas no âmbito do programa de mobilidade para professores nas universidades de Madrid.
Acesse aqui.
Conferência Internacional de Intercâmbio Virtual 2021 (Ivec)
O Ivec 2021 é o maior e mais importante evento sobre intercâmbio virtual, proporcionando um fórum para professores, administradores, estudantes e equipe técnica de instituições de todo o mundo interessados na prática crescente do Intercâmbio Virtual. O Intercâmbio Virtual oferece oportunidades autênticas de envolvimento e aprendizagem intercultural e transnacional, utilizando a tecnologia para conectar pessoas ao redor do mundo.
Acesse aqui.
Ações de Internacionalização
Consortium e-Planning
A ARINTER tem o prazer de informar que, em 18 de fevereiro de 2021, foi aprovada a proposta de adesão do IFSP ao Consortium e-Planning (ação iniciada pela Universidade de Lisboa-UL e o Massachussets Institute of Technology-MIT), que tem como missão, promover a colaboração entre instituições para apoio à sociedade e aos cidadãos, por via do conhecimento científico, tecnológico e humanista.
O Consortium e-Planning promove atividades no sentido de:
1) Investigar, desenvolver, prototipar, testar e transferir Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), no quadro do Planejamento, em conhecimento de causa das necessidades e impactes sociais, com recurso à transdisciplinaridade (Engenharia, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Sociais, Humanidades, etc.). Nomeadamente:
a) desenvolver as TIC ao serviço do interesse público e em função dele;
b) investigar o impacto das TIC e os seus processos de difusão;
c) construir capacidade para o desenvolvimento e uso sustentado das TIC;
d) fomentar a inovação, o empreendedorismo, bem como o capital social.
2) Ligar a Academia à Sociedade, entendida no sentido amplo - administração pública, organismos públicos e privados, sociedade civil e cidadãos individuais, com particular foco em:
a) boas práticas de e-governo, e-governança, mas também de e-ONGs;
b) e-cidades que inovam, são inclusivas e promovem a coesão do território;
c) TIC que promovam as redes sociais capazes de fortalecer tanto as comunidades como o cidadão individual, e as suas instituições.
3) Preencher as lacunas do mercado, sobretudo no que respeita às necessidades sociais e à participação ativa dos cidadãos.
4) Otimizar o retorno de Capital Social, viabilizando o empreendedorismo como uma extensão da cidadania na era das redes sociais digitais, viabilizando autonomia e opções alternativas.
A atividade no Consortium estrutura-se em torno das seguintes tipologias:
1) Inovação curricular e formação avançada.
São exemplos desta tipologia: programas conjuntos doutorais, mestrado, pós-graduações, cursos profissionais, incluindo e-learning.
2) Projetos de investigação.
São exemplos desta tipologia: parcerias para candidaturas conjuntas e/ou execução de projetos.
3) Programas de mobilidade e intercâmbio de pessoas e outros recursos.
São exemplos desta tipologia: intercâmbio de estadias de professores e alunos; organização / patrocínio de eventos e atividades.
4) Apoio à sociedade e projetos operacionais.
São exemplos desta tipologia: projetos de transferência do conhecimento, intervenção social pela inclusão e coesão, livros verdes para aconselhamento de políticas, laboratórios vivos, apoio a comunidades locais no âmbito da agenda e-Planning.
O representante do IFSP junto ao Consortium e-Planning é o Prof. Eberval Oliveira Castro.
Para outras informações, acesse: www.e-planning.org
Centro Integrado de Formación Profesional Aguas Nuevas – CIFP Aguas Nuevas
TROPICAL WATER RESEARCH ALLIANCE - TWRA: IMPLEMENTATION PHASE - Mainstreaming
Water to biodiversity conservation and sustainable goals in Tropical Watershed
Redes Sociais