Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > Câmpus Capivari é premiado pela Embaixada da Espanha

Câmpus Capivari é premiado pela Embaixada da Espanha

Câmpus fará parte da rede de colégios de excelência coordenada pela Embaixada da Espanha

• Publicado: Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 13h42
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 13h21

O Câmpus Capivari foi o vencedor do concurso Colégio del Año en Español, promovido pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil. A premiação visa reconhecer e premiar instituições de ensino e docentes que tenham contribuído para a promoção e qualidade do ensino da língua espanhola no Brasil.

De acordo com as bases da seleção para o prêmio Colégio del Año en Español, as instituições premiadas farão parte da rede de colégios de excelência, coordenada pela Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes. Essa rede desenvolverá projetos conjuntos para o ensino de espanhol no Brasil.

Fernanda (acima e à esquerda) durante o projeto Dioba (Diálogo Intercultural Online entre Brasil e Argentina)

A professora Fernanda Tonelli, única docente de língua espanhola no câmpus, decidiu  inscrever a Instituição como forma de dar visibilidade às ações que têm sido realizadas e também como forma de engajar demais colegas da área e estudantes a seguirem acreditando e investindo no estudo da língua espanhola.

A seleção contou com duas fases. Na primeira, foi submetido um projeto com descrição das atividades realizadas no câmpus. A avaliação levou em conta a qualidade e a criatividade das propostas de ensino, além da adequação do projeto à língua espanhola. A segunda fase contou com uma entrevista com membros da comunidade interna do câmpus, isto é, servidores, estudantes e seus responsáveis.

Fernanda comemora o resultado: “esta premiação é resultado de muito esforço e colaboração de toda a equipe pedagógica do Câmpus Capivari e também do interesse e da disposição dos estudantes, que sempre se mostraram muito abertos e participativos no estudo da língua espanhola”. A docente relembra que, ao longo do ano, devido à pandemia, as atividades nas disciplinas e nos cursos de Espanhol foram realizadas de forma remota. "Assim, tive de buscar alternativas para que o isolamento não se revertesse na queda da qualidade do ensino”.

Os recursos digitais, revela a docente, foram um grande aliado no processo de ensino/aprendizagem durante as atividades remotas: “Não me limitei às atividades mais tradicionais. Elaboramos vídeo currículo, nota radiofônica, vídeo de TikTok, infográfico... O contexto remoto também permitiu realizarmos atividades de interação com estudantes argentinos, o que foi fundamental para aproximar os estudantes à língua, aos falantes e aos próprios colegas de sala”.

O anúncio dos colégios ganhadores e mais informações sobre a premiação estão disponíveis aqui

Em 2021, o Câmpus Capivari realizou o projeto institucional Diálogo Intercultural Online entre Brasil e Argentina (DIOBA), em parceria com o Instituto Secundário El Principito — Saint Exupéry, de Concórdia, localizado na província de Entre Rios, Argentina. Esse projeto teve como objetivo promover a interação entre alunos das disciplinas de Espanhol do Ensino Médio Integrado e estudantes argentinos que cursam disciplinas de Português como língua estrangeira em sua instituição, em um processo colaborativo de ensino e aprendizagem dessas línguas. A iniciativa foi tema do programa “O que meu câmpus tem?”, do IFSP. Assista abaixo: