Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > IFSP se reúne com representantes cervejeiros para discutir parcerias

IFSP se reúne com representantes cervejeiros para discutir parcerias

Estiveram no Câmpus Sertãozinho representantes do Polo Cervejeiro da região de Ribeirão Preto e do Instituto Fraunhofer IPK

• Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 12h39
  • Última atualização em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 12h39

No dia 16 de novembro, o Câmpus Sertãozinho recebeu representantes do Polo Cervejeiro da região de Ribeirão Preto e do Instituto Fraunhofer IPK para avaliar possíveis parcerias.

Durante o encontro, o Câmpus apresentou as principais linhas do seu projeto de fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) das cervejarias artesanais da região de Ribeirão Preto, que foi aprovado por um edital da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo. O projeto, que receberá recursos de R$ 490 mil, será desenvolvido em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), com o Polo Cervejeiro Supera Parque e com o Sebrae.

Na ocasião, os produtores apresentaram temas e demandas para possíveis novos projetos. O Instituto Fraunhofer explicou um pouco sobre a instituição e sobre possíveis linhas de pesquisa com a VLB Berlin, uma das maiores associações mundiais com foco em pesquisa na área de cervejas.

Como encaminhamentos, o IFSP e o Fraunhofer IPK farão novas rodadas de reuniões a fim de identificar os projetos conjuntos que poderão ser submetidos ao Edital Cornet (Collective Research Networking), que deve ser aberto em 2022.

Estavam presentes na reunião, representando o IFSP: o diretor do Câmpus Sertãozinho, Paulo Calefi,  o diretor de Pesquisa e Inovação do câmpus, André Dias, o coordenador do Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira, Jean Rodrigues da Silva, o professor do câmpus Ricardo Rocha, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adalton Ozaki. Representando o Fraunhofer IPK esteve presente o Head do Departamento de Projetos com o Brasil, David Carlos Domingos. Pelo Polo Cervejeiro participaram Mário Garrefa, da Cervejaria Lund, Raoni Balieiro e David Falconi, da Cervejaria Walfanger e Paulo Nogueira, da ACIRP.