Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > Nota sobre Pibid, Residência Pedagógica e outras questões estudantis

Nota sobre Pibid, Residência Pedagógica e outras questões estudantis

Reitoria manifesta preocupação com atraso no pagamento de bolsas

• Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 13h44
  • Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 10h09

A reitoria do IFSP, atenta aos assuntos que interferem na permanência e êxito dos estudantes, manifesta preocupação com dificuldades orçamentárias das agências de fomento, CAPES e CNPq, impactando na redução e atraso no pagamento de bolsas, tais como iniciação científica e iniciação à docência.

No caso das bolsas Pibid e Residência Pedagógica, programas que integram a Política Nacional de Professores do Ministério da Educação,  financiados com recursos da Capes, o IFSP reitera o ofício no 95/2021 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), que solicita a manutenção dos Programas Pibid e Residência Pedagógica até março de 2022, e o urgente pagamento das bolsas, atrasadas desde setembro de 2021.

Cumpre destacar que o IFSP vem fazendo o possível para manutenção e ampliação da assistência estudantil, incluindo outras ações como auxílio conectividade, kit alimentação, bem como bolsas para os programas de ensino, pesquisa e extensão pagos com orçamento próprio da instituição.

Recentemente, por meio do Programa de Formação de Educadores (PROFE), criado em 2019 pelo IFSP, foram concedidas bolsas similares ao Pibid. Em 2020, com o adiamento do início do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) pela Capes, o IFSP ofereceu uma parcela de auxílio a todos os estudantes selecionados e também aos voluntários do programa, sendo mais de 600 alunos contemplados. Na sequência, todos os alunos voluntários do Pibid e da Residência Pedagógica, ou seja, que não recebem a bolsa CAPES, receberam um período de bolsa equivalente paga pelo IFSP por meio do PROFE, com recursos da instituição.

Apesar da redução do orçamento do IFSP em 2021, o Colégio de Dirigentes e o GT de Orçamento acordaram uma redução maior nos valores de custeio, como forma de, não apenas não reduzir a assistência estudantil, mas proporcionar algum acréscimo para este ano.

No primeiro semestre de 2021, foram concedidos 12.369 auxílios, atendendo 8751 alunos em situação de vulnerabilidade.

A reitoria vem dialogando com os estudantes sobre estes e outros temas, tendo sido criada na atual gestão uma diretoria específica para os assuntos estudantis (DAEST), vinculada ao gabinete do reitor.

Em Julho, equipes da reitoria receberam representantes estudantis do Câmpus São Paulo em uma oportunidade, e lideranças da UPES e UBES em outra, para tratar de auxílios e bolsas.

Uma reunião está sendo acordada com representantes estudantis para esta semana, para dar atenção a essas e outras demandas, avaliando como a reitoria pode contribuir para as reivindicações dos estudantes.

Estes são exemplos dos esforços do IFSP para contribuir com a permanência dos estudantes em seus cursos, principalmente diante dos impactos da pandemia de Covid-19 para a situação das famílias e mercado de trabalho.

O reitor do IFSP, Prof. Silmário Santos, tem mantido intenso diálogo com parlamentares e com a SETEC/MEC, no intuito de chamar atenção para estas questões e de conseguir mais recursos para o IFSP e as demais instituições federais de São Paulo, também por meio de emendas parlamentares individuais e de bancada.

Esta reitoria destaca a importância da sociedade apoiar o investimento em Educação, Ciência e Tecnologia, e dar suporte aos estudantes em sua fase de formação, também por meio de mecanismos como o desconto e/ou gratuidade no transporte público e em eventos esportivos e culturais – tendo havido recente tentativa de extinguir a meia entrada no Estado de São Paulo –, além de reconhecer a contribuição que dão para a sociedade, ao atuar em programas como os de iniciação à docência e residência pedagógica.

A educação pública, gratuita e de qualidade, bem como as ações de inclusão e permanência e êxito dos estudantes, são pilares para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e próspera.

Silmário Batista dos Santos

Reitor IFSP