Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > Mensagem do Reitor sobre a importância da vacinação

Mensagem do Reitor sobre a importância da vacinação

À comunidade do Instituto Federal de São Paulo: servidoras, servidores, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, estudantes e familiares.

• Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 12h26
  • Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 12h33

Prezadas, prezados,

Felizmente, estamos vendo melhora nos números da pandemia de Covid-19 em nosso país, com redução do quantitativo de casos e óbitos, bem como desaceleração do contágio.

Isso se deve ao avanço da vacinação, sem descuidar das medidas preventivas, como uso de máscara, distanciamento social e cuidados de higiene.

É uma constatação irrefutável que a vacina salva vidas, o que pode ser facilmente verificado pela comparação dos números, em que o contágio desacelera e cai a quantidade de casos graves, na medida em que cada vez mais pessoas são imunizadas.

Esta reitoria reforçou em todas as suas manifestações que a prioridade é a vida e a necessidade de tomarmos nossas decisões ancoradas no conhecimento científico. O IFSP atuou todos os dias, adaptando metodologias e rotinas de trabalho, para cumprir sua missão, desenvolvendo ensino, pesquisa, extensão e inovação socialmente referenciados, sem colocar em risco sua comunidade, além de promover medidas para mitigar os efeitos da pandemia junto à sociedade, como produção de álcool, máscaras, distribuição de kits alimentação, projeto e manutenção de respiradores, dentre outras ações.

Estamos retomando atividades presenciais de forma gradativa e controlada, com revezamento entre servidores, evitando aglomerações, bem como atentando ao protocolo de biossegurança, incluindo uso obrigatório de máscaras, ventilação dos ambientes, assepsia das mãos, etc.

Como reitoria, devemos atuar dentro da legalidade. Observamos a legislação e a conduta ética do serviço público.

Por orientação da Procuradoria Federal, não é possível ao IFSP solicitar comprovante de vacinação, sejam servidores, trabalhadores terceirizados ou alunos, conforme pode ser verificado nos dois Pareceres Jurídicos em anexo a esta mensagem.

Porém, coerente com o que fizemos desde o início, inclusive o esforço para que a campanha do Governo de São Paulo, para imunizar prioritariamente os profissionais da educação do Estado, contemplasse a comunidade do Instituto Federal, reforçamos a importância da vacinação e que você, seja servidor, trabalhador terceirizado ou estudante, procure as unidades de vacinação, conforme o calendário de imunização.

Todos vimos a severidade desta doença. Perdemos amigos e familiares nesse período, vários foram os colegas do IFSP. Eu próprio estive 23 dias em uma UTI, tendo contraído o novo coronavírus antes que a vacinação estivesse disponível.

Por isso rogo a você que se vacine e que todos mantenhamos a atenção ao distanciamento e uso de máscaras. Já estivemos separados por um bom tempo, vamos proteger uns aos outros para que possamos estar juntos novamente.

Silmário Batista dos Santos

Reitor IFSP

Consulta sobre a obrigatoriedade de apresentação de cartão vacinal

Parecer da Procuradoria sobre vacinação e retorno presencial