Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > Câmpus São Roque é selecionado para integrar o Programa Escola2030
Início do conteúdo da página

Câmpus São Roque é selecionado para integrar o Programa Escola2030

Unidade do IFSP foi considerada como um potencial laboratório de inovação em práticas educativas

  • Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 19h15
  • Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 09h06
  • Acessos: 8181

O Câmpus São Roque do IFSP será uma das 100 instituições educativas do Brasil a fazer parte do Programa Escolas2030. A seleção aconteceu no mês de agosto e levou em consideração critérios como desenvolver projetos inovadores envolvendo a educação básica.  

O Escolas2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca avaliar, desenvolver e disseminar boas práticas para a educação de qualidade de crianças e jovens, tendo como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4). 

Ao todo são 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 (ONU). O ODS4 busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.  

Com duração prevista de 10 anos (2020 a 2030), o programa terá como atores centrais 1000 organizações educativas, sendo 100 em cada um dos 10 países participantes: Brasil, Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda. De acordo com o Programa Escolas2030 (2021), as organizações educativas serão consideradas “laboratórios de inovação” para a aprendizagem de qualidade ao longo da vida, envolvendo diretamente uma rede de cerca de 50 mil educadores e 500 mil estudantes.  

No Brasil, as 100 organizações educativas protagonizarão a pesquisa-ação do programa Escolas2030, compondo o chamado coletivo-pesquisador. Espalhadas por vários estados do país, essas organizações foram selecionadas após um minucioso processo de análise, que considerou o grau de maturidade de práticas relacionadas a dimensões como gestão, currículo, metodologia, ambiente e intersetorialidade, além de critérios de elegibilidade respectivos à diversidade. 

Neste sentido, a proposta do Programa Escolas2030 é que os resultados produzidos ampliem a demanda social por educação integral e transformadora e incidam sobre políticas públicas de educação e seus indicadores de aprendizagem nos níveis local, nacional e global. 

De acordo com a professora Anna Carolina Jardim, diretora-adjunta de Ensino, alguns docentes do Câmpus São Roque, desde 2015, vêm desenvolvendo projetos de ensino e pesquisas baseados em metodologias participativas, nas quais os estudantes são protagonistas do processo de ensino e de aprendizagem. Ela conta que em 2020 eles já haviam tentado se integrar ao Programa, mas só neste ano, ao se inscrever e atender aos requisitos iniciais, o Câmpus São Roque foi selecionado.  

A diretora afirma que a seleção para o Escolas2030 significa uma grande conquista para a comunidade acadêmica. “Trata-se de uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais a nossa imagem de uma instituição que oferta ensino de qualidade. O foco principal das atenções volta-se para a educação básica, mas é possível envolver discentes de outros cursos nos projetos a serem desenvolvidos no âmbito do programa”, afirmou. 

Além da professora Anna participarão diretamente do programa o diretor-geral Frank Viana Carvalho, mais dois docentes e dois técnicos administrativos e alguns suplentes. “A equipe local será capacitada pelo Programa Escolas2030 ao longo do mês de novembro para que as ações e novos projetos se iniciem em breve”, relatou.  

Ainda de acordo com a professora, o Conselho de Câmpus (Concam) irá deliberar sobre a participação no Escolas2030, bem como acerca dos critérios para escolher a equipe que será capacitada para implantar as ações do Programa no câmpus.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página