Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > IFSP apoia mais um parceiro na solicitação de registro da Indicação Geográfica
Início do conteúdo da página

IFSP apoia mais um parceiro na solicitação de registro da Indicação Geográfica

Em parceria com o SINBI, foi realizado o pedido de Indicação de Procedência do Calçado Infantil de Birigui  

  • Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 18h39
  • Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 09h16
  • Acessos: 8225

O SINBI – Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui, com a assessoria do IFSP, realizou, no dia 05 de outubro, o pedido de reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) do Calçado Infantil de Birigui ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A parceria entre o Instituto e o Sindicato teve início em 2018, por meio do Edital nº 663/2018, da Agência de Inovação do IFSP (Inova). O Acordo de Cooperação entre IFSP e SINBI foi firmado em 2019, e, mesmo na pandemia, foi realizado o serviço de assessoria, que culminou na solicitação do pedido de registro da Indicação Geográfica, neste caso, Indicação de Procedência, junto ao INPI.  

Segundo Alexandre Chahad, Diretor Executivo Inova, o edital de IG e todos os serviços que estão sendo prestados pelo Câmpus Birigui demonstram a grandeza do projeto dos Institutos Federais e a certeza de que os IFs podem contribuir para o desenvolvimento dos arranjos produtivos e sociais locais, por meio da pesquisa aplicada e da transferência de tecnologia, além de uma melhor capacitação dos alunos para o mundo do trabalho.  

O Diretor-Geral do Câmpus Birigui, Edmar César Gomes da Silva, comenta que esta modalidade de projeto capitaneada pela Inova reforça a importância das ações do IFSP, além dos muros da escola, utilizando tanto extensão tecnológica e pesquisa aplicada como atendendo demandas dos arranjos produtivos, econômicos e sociais da região. “Sem dúvida este registro chancela a qualidade do calçado fabricado em Birigui e de toda sua cadeia de produção”, afirmou. 

Silvia Mestriner, Diretora Executiva do SINBI, conta que após três anos dedicados à elaboração do Projeto de Indicação Geográfica de procedência – Calçado Infantil de Birigui, foi protocolado o pedido junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Segundo ela, após aprovação será possível utilizar o selo de Indicação Geográfica, um instrumento importante para assegurar as peculiaridades que valorizam os produtos e uma garantia ao consumidor da aquisição de um bem de qualidade. Além de ajudar no desenvolvimento da região, vale observar que não apenas a região delimitada pela IG que se desenvolve, as regiões vizinhas também, pois uma Indicação Geográfica pode gerar uma demanda de mercado para outros territórios em volta da área demarcada.  

“Queremos agradecer ao nosso parceiro Instituto Federal – Unidade de Birigui, na pessoa da Dra. Andréia de Alcântara Cerizza, por toda orientação, supervisão e apoio durante essa jornada para construção do Projeto. Como também agradecer a dedicação e comprometimento da Sra. Fernanda Mantovani, responsável pelo projeto internamente”, afirmou Silvia. 

Em 2018, quando do início do projeto, o SINBI era presidido por Samir Nakad, que comemorou o feito e ressaltou que a importância da IG para Birigui é como se a cidade ganhasse uma nova certidão de nascimento, atestando que o município é realmente a capital brasileira do calçado infantil.  “Eu não vivi o nascimento do calçado em 1958, mas estou vivendo o renascimento, graças ao trabalho do IFSP, que veio para Birigui e tem feito o seu papel para que a sociedade seja melhor, e a graças à professora Andréia que trabalhou com galhardia para que a gente pudesse conquistar essa indicação”.  

Birigui é um Arranjo Produtivo Local (APL) e é reconhecida como a Capital Brasileira do Calçado Infantil, sendo que 52% dos calçados do segmento são fabricados na cidade. Segundo o SINBI (2019), o número de empresas no polo é de 350 (aproximadamente), os empregos gerados somam 13.000, os pares de calçados produzidos foram de 42 milhões e a produção exportada foi de 5,55%. São fabricados modelos variados, tais como tênis, papetes, sandálias, botas, chinelos etc., para o público infantil e infantojuvenil. São calçados femininos, masculinos e unissex.  

O empresário Carlos Mestriner, da empresa Klin, uma das maiores indústrias de calçados de Birigui, destaca que a Indicação Geográfica é um procedimento similar ao registro civil de uma pessoa. Quando um território possui um produto ou serviço com diferencial e este pode ser declarado como IG, são gerados impactos não somente aos produtores e à cadeia produtiva ligada ao produto com IG, mas para todo território. “Assim conectaremos o nosso polo ao futuro!!! Nossa gratidão ao empenho do Instituto Federal, na pessoa da Dra. Andréia de Alcântara Cerizza, e à equipe do SINBI”. 

O atual Presidente do SINBI, Renato Ramires, também enalteceu o projeto e a solicitação junto ao INPI. “Gostaria de agradecer imensamente ao IFSP, na pessoa da professora Andréia, que não mediu esforços e teve um olhar para o polo do calçado de Birigui, para um setor que tanto emprega, e tem extrema importância na nossa comunidade e colocar todo o seu trabalho em prol da indicação de procedência do calçado infantil de Birigui (IG). Isso é um marco histórico, que muito vai colaborar com a nossa comunidade, com as nossas empresas, enfim, com a nossa sociedade”, afirmou.  

Para a professora Andréia, Coordenadora do Projeto no âmbito do IFSP, foi uma experiência significativa, pois ela estuda há anos o Arranjo Produtivo Local – APL do Calçado Infantil de Birigui. “Agradeço ao SINBI, nas figuras de Samir Nakad e Renato Ramires, e ao Carlos Mestriner, da Klin, bem como a Silvia e a Fernanda; e à Inova, pela possibilidade de desenvolver um projeto de valorização de um produto que é fabricado desde 1958 na localidade, das pessoas que o fabricam e do território como um todo”.  

 
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página