Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > IFSP tem 28 equipes medalhistas na Olimpíada Brasileira GeoBrasil
Início do conteúdo da página

IFSP tem 28 equipes medalhistas na Olimpíada Brasileira GeoBrasil

Câmpus do IFSP conquistaram um ouro, seis pratas e 21 bronzes na fase nacional da olimpíada 2021 

  • Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 13h01
  • Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 09h33
  • Acessos: 9542

Vinte e oito equipes de diferentes câmpus do IFSP saíram medalhistas da VI Olimpíada Brasilieira GeoBrasil 2021, que contemplou a VI Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). 

Os estudantes participantes da olimpíada demonstraram sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.  

O objetivo principal da competição é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino. A temática da GeoBrasil envolve Geografia Geral, Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, além de tópicos específicos sobre Geografia Física. 

As equipes medalhistas participaram de três fases da competição, realizadas em formato online. A terceira fase foi encerrada no último dia 10 de setembro. No total, foram 1.231 equipes oriundas de escolas públicas e particulares inscritas na olimpíada. Cada grupo é formado por três alunos e um professor orientador. 

No IFSP foram conquistados um ouro, seis pratas e 21 bronzes. O ouro ficou com a equipe Resistência IFSP, do Câmpus Hortolândia, formada pelos alunos Benedita Rosielma dos Santos, Danielle dos Santos Chagas e Vitor Henrique Gomes da Silva, do curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio.

Os estudantes foram orientados pela professora Mariana Traldi, que destacou a importância do trabalho em grupo e das descobertas durante a olimpíada, que proporcionou a pesquisa de diversos temas da Geografia para além dos abordados no ensino médio. "Em tempos de pandemia e ensino remoto, quando estamos afastados da sala de aula e quando a situação sanitária nos impõe o distanciamento social, participar de atividades como esta tem ainda um valor maior, pois nos aproxima e aproxima os e as estudantes entre si”, acredita. 

A docente lembrou que o desempenho na olimpíada pode, inclusive, garantir uma vaga em universidades públicas que possuem editais de ingresso sem vestibular para medalhistas de conhecimento nacionais e internacionais. 

Benedita, Danielle e Vitor contaram que participar da olimpíada foi “muito divertido. O formato da prova nos estimulava a fazer pesquisas e se aprofundar bastante em vários temas, para conseguir respondê-la, então nós aprendemos muitas coisas novas. Quando vimos o resultado ficamos muito felizes, receber a medalha foi gratificante”.  

Conheça todas as equipes medalhistas do IFSP: 

Equipe Resistência IFSP – Câmpus Hortolândia (ouro) 

Atlânticos – Câmpus Capivari (prata) 

Falésias AAE – Câmpus Capivari (prata) 

IFSP BRA INFO – Bragança Paulista (prata) 

Newgen leaders – Câmpus Barretos (prata) 

Os Tectônicos – Câmpus Barretos (prata) 

URSAL – Câmpus Cubatão (prata) 

CaKauAnaGEO – Câmpus Guarulhos (bronze) 

Confiança – Câmpus São João da Boa Vista (bronze) 

Equipe Alpha – Câmpus Barretos (bronze) 

Expos – Câmpus Barretos (bronze) 

Fala Brasil – Câmpus Campinas (bronze) 

Flormadu – Câmpus Barretos (bronze) 

FuracãoGeo2000 – Câmpus Guarulhos (bronze) 

GeoCLAfia – Câmpus Guarulhos (bronze) 

Green Power IFSP – Câmpus Avançado Ilha Solteira (bronze) 

GRIGeo – Câmpus Guarulhos (bronze) 

IFSP / Barretos ABJ – Câmpus Barretos (bronze) 

IFSP / Barretos MAF – Câmpus Barretos (bronze) 

IFSP / Barretos JTJ – Câmpus Barretos (bronze) 

Ninjas Templários – Câmpus Avançado Tupã (bronze) 

OBG – Câmpus Barretos (bronze) 

Olhos da geografia – Câmpus Barretos (bronze) 

Os Laranjeirianos – Câmpus Barretos (bronze) 

Pégaso – Câmpus Barretos (bronze) 

Perdidas no mapa – Câmpus Barretos (bronze) 

União – Câmpus São João da Boa Vista (bronze) 

Vent Rose – Câmpus Barretos (bronze) 

 

Conheça as próximas fases da VI Olimpíada Brasilieira GeoBrasil 2021 aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página