Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > PRE divulga calendário de reformulações dos cursos superiores e de nível médio

PRE divulga calendário de reformulações dos cursos superiores e de nível médio

• Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 10h35
  • Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 11h06

A Pró-reitoria de Ensino (PRE), por meio do Comunicado Ofício n.º 59/2021 - PRO-ENS/RET/IFSP, divulgou o calendário para que os câmpus do IFSP possam reformular seus cursos, tanto os da educação básica quanto os da graduação.

Segundo o pró-reitor de Ensino, Carlos Procópio, esse calendário foi estabelecido considerando os prazos dados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como pela necessidade de implementar os Currículos de Referência – CR, aprovados no começo de 2021.

Os prazos foram acertados em reunião com os diretores-adjuntos Educacionais, realizada no dia 10 de setembro.

“Estamos trabalhando na elaboração de documentos de orientação, visando à implantação dos CRs nos mais de 300 cursos que hoje são oferecidos no IFSP. Os CRs são o principal legado do IFSP quando falamos em política de ensino, permitindo com que currículos de qualidade sejam oferecidos para a comunidade”, comentou o pró-reitor.

Nos próximos meses, acredita Procópio, a expectativa é de que cada câmpus retome as discussões sobre os CRs, envolvendo a comunidade por meio das CEICS, Colegiados de Curso e NDE. “Estamos programando visitas aos câmpus, cuja programação envolve reuniões presenciais de formação com os DAEs e Coordenadores dos Cursos, a fim de acertarmos os ponteiros em relação ao processo de implantação dos CRs”, afirma.

O pró-reitor avalia que, nesse processo, a participação da comunidade vai ser fundamental, já que os cursos serão os responsáveis pela formação de milhares de alunos e alunas nos próximos anos. “Convidamos toda a comunidade para esta construção, certo de que vamos marcar a história da educação profissional no país, por meio de cursos que cada vez mais incorporam aqueles princípios de formação integral e politécnica tanto propalada nos primórdios da constituição de nossa rede”, finaliza.