Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > Ministro da Educação inaugura Câmpus São José do Rio Preto

Ministro da Educação inaugura Câmpus São José do Rio Preto

Inaugurada dia 28 de agosto, a nova unidade poderá atender até 1,4 mil estudantes

• Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 11h51
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 10h02

No último sábado, 28, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Tomás Dias Sant'Ana, o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, o diretor-geral do Câmpus São José do Rio Preto, Marcos Amorielle Furini e o prefeito do município, Edinho Araújo realizaram a cerimônia de inauguração do Câmpus São José do Rio Preto, que devido à pandemia foi restrita ao público.

A nova unidade do IFSP conta com 18 salas de aula, 14 laboratórios, quadra coberta, auditório, biblioteca, refeitório e um bloco de salas para as atividades administrativas. A unidade fica no prédio do antigo Cefam; o imóvel foi cedido pela prefeitura e adequado para receber o câmpus do IFSP. A reforma e reestruturação do imóvel contou com um investimento de cerca de R$ 10 milhões.

Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a unidade trará oportunidades para a comunidade. Ele destaca ainda a importância de um alinhamento com o arranjo produtivo local “temos que cuidar para que os institutos respondam as demandas do entorno de cada região, como verifiquei que ocorreu aqui, para focarmos nesse tipo de capacitação”.

O secretário da Setec, Tomás Dias Sant'Ana, destacou a importância da unidade para as cidades da região “(o câmpus) oportunizará novas turmas e cursos, preparando os jovens para o setor produtivo”.

Silmário Batista dos Santos, reitor do IFSP, ratificou a satisfação da abertura do novo câmpus “ficamos muito felizes em poder entregar pra sociedade mais um equipamento público que disponibilizará, em breve tempo, mais oportunidades de ensino formal pra Rio Preto e região, ofertando ensino técnico e superior, de qualidade e gratuito”.

O diretor Marcos Furini enfatiza a relevância da presença do ministro e do secretário da Setec na inauguração, “a visita foi importante para eles poderem verificar as nossas demandas, principalmente na efetivação do quadro de servidores para podermos viabilizar a oferta de cursos regulares o mais rápido possível”. No momento, o câmpus oferece cursos de Extensão e tem a perspectiva de abertura para as atividades presenciais ainda no segundo semestre.

Durante o período de implementação do câmpus, após audiências públicas com a comunidade e autoridades de São José do Rio Preto e região, ficou definido, como primeiro eixo tecnológico de atuação, o de Produção Cultural e Design. O câmpus inaugurado tem capacidade para atender 1,4 mil alunos de cursos técnicos, graduação, pós-graduação e Educação para Jovens e Adultos (EJA).