Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > IFSP estuda ações com instituições na comunidade de Heliópolis
Início do conteúdo da página

IFSP estuda ações com instituições na comunidade de Heliópolis

Aproximação prevê desenvolvimento de ações culturais, de sustentabilidade e de energias renováveis

  • Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 20h23
  • Última atualização em Quinta, 19 de Agosto de 2021, 09h43
  • Acessos: 7240

Nesta terça-feira (17) a pró-Reitora de Extensão, professora Gabriela Arduino, e o diretor de Extensão Tecnológica e de Qualificação Profissional, professor Rodrigo Delphino, visitaram as instalações da UNAS na comunidade de Heliópolis.

Na visita os servidores conheceram os espaços e iniciaram o planejamento das ações previstas no acordo de cooperação assinado entre o IFSP, o Cine Favela e a UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região). O acordo prevê o desenvolvimento de ações culturais, de sustentabilidade e de energias renováveis com cursos e projetos conjuntos nestas temáticas. “Neste terreno vamos iniciar o desenvolvimento de uma horta comunitária, assim como a compostagem de resíduos orgânicos da comunidade do entorno”, revela Rodrigo Delphino.

Foram visitadas as unidades da UNAS de ações socioculturais, o Centro de Educação Infantil – CEI Mina onde há um espaço disponível para a implantação de uma horta comunitária nos modelos de permacultura e agricultura orgânica e biodinâmica, que será uma importante ferramenta pedagógica para a conscientização ambiental e formação cidadã; o Centro para Criança e Adolescente – CCA Mina, que desenvolve atividades socioculturais e educacionais no contra turno escolar e será também envolvido nas atividades da horta comunitária; o novo espaço destinado para a Rádio Comunitária; a Sede Central que conta com atendimento jurídico e Telecentro; e a Biblioteca Comunitária de Heliópolis; estes são alguns dos projetos desenvolvidos pela UNAS que tem como missão “Contribuir para transformar Heliópolis e Região num bairro educador, promovendo a cidadania e o desenvolvimento integral da comunidade”.

Para o início das atividades, foram organizados grupos de trabalho inter e transdisciplinares contando com servidores dos diversos câmpus do IFSP, os grupos que estão com as ações mais avançadas e realizando planejamento das atividades são o GT de Sustentabilidade que trabalhará com a questão das hortas comunitárias e em pequenos espaços, além da questão de alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, e o GT de Energias Renováveis que possui uma frente propondo ações utilizando a energia fotovoltaica, como a instalação de painéis fotovoltaicos em alguns prédios da UNAS e capacitações na temática. Outros grupos de trabalho estão sendo propostos para o desenvolvimento de ações junto à comunidade, incluindo ações socioculturais.

A pró-Reitora Gabriela ressalta que estas ações estão previstas no Acordo de Cooperação com estas duas entidades e são muito importantes para a aproximação com a comunidade, trazendo a realidade para dentro do IFSP e oportunizando a realização de projetos nas mais diversas temáticas. Trata-se da função social dos Institutos Federais que além do Ensino de Qualidade também se preocupa com a responsabilidade social e a formação integral do estudante, baseando-se na indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página