Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > Projeto de Extensão do IFSP participa de publicação da USP

Projeto de Extensão do IFSP participa de publicação da USP

Ação desenvolvida no Câmpus São José dos Campos reúne alunas do ensino fundamental

• Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 12h43
  • Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 12h45

Participantes do projeto de extensão Clube de Ciências “Meninas nas Exatas: no Vale ELAS fazem ciência”, desenvolvido no Câmpus São José dos Campos do IFSP, participaram da produção do texto científico “Oficina de composteira e minhocário: ação de um Clube de Biologia em uma escola de Santa Catarina”, publicado na edição de agosto da Revista Balbúrdia da Universidade de São Paulo (USP).

A professora e coordenadora do projeto, Maria Tereza Fabbro, explica que a participação das clubistas foi uma atividade proposta pelos editores da Revista Balbúrdia após a I Oficina de Divulgação Científica e Ciência, realizada pela equipe da Balbúrida, no mês de julho, junto às clubistas. “Tivemos atividades sobre a Importância da Escrita Científica e Métodos Científicos e sempre conversamos com as clubistas sobre a importância da difusão do conhecimento científico. Eles quiseram aproveitar essas atividades e proporcionaram para o Clube uma colaboração”.

Na ocasião, a oficina com duas horas de duração foi desenvolvida a partir de considerações das clubistas que evidenciaram, por meio de um formulário aplicado anteriormente, o interesse em discutir tópicos relacionados a como é estudar em uma universidade pública, e o que são e como são feitas pesquisas na área do Ensino de Ciências.

As co-editoras Luciene Fernanda e Natália Quinquiolo conduziram uma discussão de forma remota que compreendeu o funcionamento das universidades, as representações de ciência e cientistas das clubistas, e o papel da divulgação científica. Como produto dessa ação, foi produzido o texto de divulgação científica “Oficina de composteira e minhocário: ação de um Clube de Biologia em uma escola de Santa Catarina”, a partir de uma collab entre os editores da revista e as clubistas.

Maria Tereza destaca que, junto com os editores, as clubistas puderam participar da editoração, realizando correções, sugestões e na criação do Texto de Divulgação Científica (TDC) para a revista tanto no site quanto na edição impressa.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Clube

O Clube de Ciências “Meninas nas Exatas: no Vale ELAS fazem ciência” iniciou suas atividades em plena pandemia, como parte de um projeto de extensão do Câmpus São José dos Campos do IFSP. O Clube representa uma alternativa de ensino não formal que está levando, de maneira totalmente remota, uma aprendizagem significativa com abordagem em diversos temas relacionados à ciência e as áreas de exatas para meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da E.M.E.F. Profª. Palmyra Santanna, da cidade de São José dos Campos.