Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > IFSP realizará Fórum sobre acessibilidade na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica

Evento online acontecerá no dia 16 de junho; inscreva-se aqui

• Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 18h00
  • Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 13h46

O Grupo de Trabalho "IFSP para Todes", com o apoio do Departamento de Articulação Pedagógica, Ações Inclusivas e Formação Continuada (Dape), realiza, no dia 16 de junho, o “Fórum IFSP para Todes: Acessibilidade na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica”. Inscreva-se aqui.

O evento online tem em sua programação três mesas-redondas, com transmissão pelo YouTube, e seis Grupos de Discussão que se reunirão por meio da plataforma Google Meet. Os debates que abrem o Fórum trarão relatos das políticas e ações do IFSP, dos diferentes atores no processo de inclusão escolar no Instituto e questionamentos sobre o que é inclusão, o que é educação especial, e como é ser pessoa com deficiência no contexto do IFSP.

Já os Grupos de Discussão abordarão seis temas:

G1) Sistematização de dados sobre os estudantes público-alvo da Educação Especial e fluxograma de atendimento;

G2) Atuação dos Tradutores e Intérpretes de Libras;

G3) Infraestrutura, recursos e acessibilidade física do IFSP;

G4) Acesso do estudante e bancas de verificação;

G5) Acessibilidade curricular, Plano Educacional Individualizado — PEI e Certificação Diferenciada;

G6) Possibilidades de ações de Pesquisa e Extensão dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes).

Acesse a página do Fórum no Facebook para acompanhar as informações.

Veja abaixo a programação:

Conheça os convidados das mesas e a equipe de acessibilidade aqui

Acesse abaixo os links para as atividades:

9h - Mesa de abertura

10h às 12h - Mesa: Diferentes atores no processo de inclusão escolar no IFSP. O que é inclusão e o que é educação especial?

14h às 15h - Mesa: Ser pessoa com deficiência no contexto do IFSP

17h às 18h - Encerramento do evento

Os links para os Grupos de Discussão no Google Meet serão disponibilizados por e-mail, mediante inscrição.