Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > Fundo Brasileiro para Ciência Tecnologia e Inovação: saiba mais
Início do conteúdo da página

Fundo Brasileiro para Ciência Tecnologia e Inovação: saiba mais

  • Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 15h34
  • Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 15h34
  • Acessos: 17961

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), é o principal instrumento de financiamento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Porém, de R$ 6 bilhões autorizados pelo Orçamento de 2020, cerca de R$ 5 bilhões foram bloqueados para atingir a meta de déficit primário.


O IFSP participou da campanha promovida pela Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ictp.br), sendo o reitor Eduardo Modena representante do Conif, que levou ao PLP 135/2020, com a proibição do bloqueio de verbas do FNDCT, aprovado no Senado por 71 votos a 1, e na Câmara dos Deputados por 385 a 18.


No entanto, ao ser sancionado, o projeto (agora Lei Complementar no 177/2021) recebeu vetos que descaracterizam a proposta inicial, mantendo a contingência de recursos e impedindo sua aplicação em CT&I, tão importante para a sociedade, incluindo o desenvolvimento tecnológico necessário no combate ao novo coronavírus.


Diante disso, a comunidade científica – de instituições de pesquisa a empresários – organizou um abaixo assinado para reforçar a importância do FNDCT, solicitando ao Congresso Nacional a liberação de seus recursos e revisão dos vetos.


Acesse o abaixo-assinado e contribua para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página