Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > Professores do IFSP têm artigo publicado em periódico internacional indexado

Professores do IFSP têm artigo publicado em periódico internacional indexado

O artigo foi desenvolvido em colaboração com laboratório da USP de São Carlos

• Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 10h46
  • Última atualização em Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 10h45

Os docentes João Paulo Colafemina (Câmpus Sertãozinho), pós-doutorando do IFSP/USP, e Marcel Henrique Militão Dib (Câmpus Araraquara), sob a supervisão e orientação do professo Renato Goulart Jasinevicius da EESC-USP (São Carlos), desenvolveram o artigo “Hot embossing of aspherical Fresnel microlenses: design, process, and characterization”, publicado no periódico internacional indexado com grande fator de impacto (2.960) “The International Journal of Advanced Manufacturing Technology”, da editora Springer Nature®.

O trabalho teve como objetivo investigar os processos de manufatura das lentes Fresnel, que possuem a mesma capacidade e potencial comparando-se às lentes convencionais, porém são mais estritamente delgadas e consequentemente mais leves. A proposta obtém uma significativa redução do volume, ocupando espaços menores nos componentes no qual são empregadas. Desta forma, ocorre a melhora da transmissão da luz, com o benefício de se economizar material na sua manufatura.

As microcaracterísticas são compactadas, formada toda por uma estrutura de anéis concêntricos com altura constante ou largura constante. As lentes de Fresnel possuem amplo campo de aplicações, tais como: sistemas fotovoltaicos de energia solar concentrada, retroprojetores, sistemas de imagem térmica, faróis automotivos, sistemas de flash para smartphones, LEDs, dispositivos de segurança, e casos excepcionais, raio-x, satélites, instrumentos ópticos, telescópios astronômicos e diversas outras aplicações.

A pesquisa é resultado de um esforço integrado, iniciado há dez anos, durante o programa de doutoramento do professor João Paulo. Nesse período o docente lecionava para o então estudante Marcel, juntos eles iniciaram um trabalho de iniciação científica, no âmbito do Instituto Federal, “Projeto de lentes de Fresnel desenvolvido nos softwares VBA para AutoCAD”. O trabalho, orientado pelo professor João Paulo, foi apresentado por Marcel no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) 2010, e à época recebeu menção honrosa pela USP, devido ao grande potencial do software desenvolvido.

Esse projeto permitiu abrir um canal de comunicação e contribuição bilateral de caráter Trans-Regional/Trans-Institucional. A publicação científica publicada em periódico internacional de grande impacto permitirá promover o desenvolvimento institucional e intelectual das pessoas diretamente envolvidas, e também promover o desenvolvimento intelectual da sociedade, pois a divulgação dos resultados em periódicos internacionais possui papel de extrema relevância na propagação da informação, no compartilhamento dos saberes e até mesmo no princípio de toda instrução, para que essa tecnologia seja cada vez mais desenvolvida e aprimorada.

O artigo completo publicado online pode ser baixado ou impresso em PDF, com recursos aprimorados, como ferramentas de anotação, exportação de arquivo de citação e métricas de artigo, acessado os links abaixo: