Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > Projeto promove a Alfabetização Científica durante pandemia

Projeto promove a Alfabetização Científica durante pandemia

Iniciativa do Câmpus São José dos Campos produz materiais didáticos e atividades lúdicas para crianças

• Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 15h39
  • Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 21h26

Alunos e professores do Câmpus São José dos Campos estão desenvolvendo o projeto de Extensão “Alfabetização Científica em tempos de pandemia”.  A iniciativa tem o objetivo de apresentar as características de uma pandemia e estratégias para proteger a saúde individual e coletiva, com uma linguagem adequada às necessidades dos alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

O projeto é coordenado pelas professoras Maria Tereza Fabbro e Janaina de Alencar e conta com nove alunos bolsistas dos cursos de Licenciatura em Química e Matemática e da Especialização em Docência na Educação Básica, além de parceiros da Secretaria de Educação do município de São José dos Campos e o professor Presley Serejo (IFMA/ Unifesp). De acordo com a professora Maria Tereza, estão sendo trabalhadas inicialmente duas temáticas: vacina e meio ambiente.

As atividades do projeto promovem a divulgação do conhecimento científico por meio de perfis nas redes sociais Instragram (@ac.ifsp.sj) e Facebook (https://www.facebook.com/ac.ifsp.sjc/), além de encontros virtuais pela plataforma Microsoft Teams e grupos de Whatsapp.

Para o bolsista Wanderson Teodoro, do curso de Licenciatura em Química, o projeto tem sido de grande importância, pois permite aos participantes construir um novo olhar para o ensino de ciências, sobretudo pelo fato de que o trabalho é voltado para crianças. “Representa um desafio e ao mesmo tempo um grande aprendizado: desafio de instigar a curiosidade das crianças pela ciência fora do contexto escolar e aprendizado, porque precisamos utilizar estratégias de ensino novas, pois se trata de um ensino a distância”, afirmou.

Isabela Ramos é aluna do curso de Especialização em Docência na Educação Básica e também faz parte da equipe do projeto. Ela acredita que nos dias de hoje, em que a desinformação está cada vez mais presente na internet, há um grande perigo para a saúde coletiva em tempos de pandemia. Por isso, segundo ela, um projeto que compartilha conhecimentos científicos se torna imprescindível. “Como educadores neste modelo à distância, uma das nossas responsabilidades é criar um espaço de comunicação que seja seguro, objetivo e claro para toda comunidade, especialmente para as crianças que estão em um intenso momento de ressignificações da aprendizagem", contou.

Se você gostou do projeto, curta e compartilhe as páginas no Instagram e Facebook para que mais crianças e pais possam ter acesso aos conteúdos.