Você está aqui: Página inicial > Processo seletivo para cursos técnicos (Edital 223): inscreva-se  > Últimas notícias > Projeto sobre cogumelos comestíveis é destaque em revista vegetariana

Projeto sobre cogumelos comestíveis é destaque em revista vegetariana

A revista dá destaque ao projeto “Cogumelos da Mata Atlântica: diversidade e potencialidades de espécies comestíveis”

• Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 16h44
  • Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 15h55

Projeto coordenado pelo professor Nelson Menolli Jr., integrante do Departamento de Ciências da Natureza a Matemática (DCM) — Subárea de Biologia  (SAB) do Câmpus São Paulo, foi destaque em matéria sobre cogumelos silvestres, publicada na edição nº 163, da Revista dos Vegetarianos.

O estudo “Cogumelos da Mata Atlântica: diversidade e potencialidades de espécies comestíveis”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), na modalidade Auxílio à Pesquisa — Jovens Pesquisadores, tem o objetivo de investigar a diversidade e as potencialidades de cogumelos silvestres comestíveis, contando com a participação de estudantes bolsistas e voluntários do IFSP.

Atualmente, com uma equipe de 14 estudantes e a colaboração de pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, incluindo o Instituto de Botânica (IBt, São Paulo, SP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, Dracena, SP), e a Clark University (Worcester, MA, EUA), as atividades coordenadas pelo professor Menolli envolvem a realização de expedições em parques estaduais de São Paulo à busca de cogumelos comestíveis silvestres. Até o momento, a equipe já identificou 30 espécies de cogumelos comestíveis que ocorrem nas áreas de Mata Atlântica, foco do projeto. As próximas etapas da pesquisa buscam a compreensão das condições ideais de desenvolvimento desses cogumelos e domesticação para futuras etapas de cultivo em condições controladas.

A equipe mantém os perfis @ifungilab e @cogumenolli no Instagram, no qual divulgam informações sobre esse e outros projetos. A matéria, assinada por Samira Menezes, traz uma visão positiva das pesquisas atuais sobre a diversidade e o uso dos cogumelos silvestres que ocorrem no Brasil como fonte de alimento, e está disponível, de forma digital ou para entrega, no site da Editora Europa; na forma impressa, estará disponível nas bancas durante todo o mês de julho.