Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFSP oferece 2.170 vagas para cursos técnicos no 2º semestre > Últimas notícias > IFSP ofertará curso em parceria com a Samsung e o LSI-Tec
Início do conteúdo da página

IFSP ofertará curso em parceria com a Samsung e o LSI-Tec

Câmpus Campinas será o primeiro do Instituto a participar do programa Samsung Inovation 

  • Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 11h07
  • Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 14h19
  • Acessos: 10489

O IFSP, por meio da Agência de Inovação (Inova) firmou uma parceria com a Samsung e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-Tec) e passará a integrar o programa Samsung Inovation Campus, programa global da Samsung que proporciona e estimula habilidades e competências relacionadas à tecnologia e educação. 

O Câmpus Campinas terá o projeto piloto do programa no IFSP e professor Edson Anício Duarte será o responsável pela coordenação. De acordo com Duarte, a aplicação do programa Samsung Inovation Campus no IFSP consistirá no curso de tecnologia “Codificação e Programação”, que será dividido em módulos, nos quais os estudantes irão aprender a programar em “linguagem C” e ter os primeiros passos utilizando os microcontroladores da plataforma Arduino. “É um projeto que pretendemos aplicar e futuramente expandir para mais unidades do Instituto”, contou.  
O professor informou que inicialmente serão duas turmas, cada qual com 20 vagas, sendo uma composta por estudantes de cursos técnicos do IFSP e a outra turma mista, composta por alunos do 8º e 9º do ensino fundamental e estudantes do ensino médio de escolas de da região metropolitana de Campinas.  

 Entre os critérios de seleção, será exigido que os alunos estejam regularmente matriculados, que tenham acesso à internet e um computador para acessar o conteúdo, pois as aulas ocorrerão de maneira remota e que tenham a disponibilidade de fazer uma capacitação presencial na escola. “Além disso, procuramos alunos que tenham motivação e interesse pela tecnologia e que de preferência estejam envolvidos com projetos integradores”, pontuou o professor.   

As inscrições acontecem no  dia 17 de junho. Acesse aqui o formulário de inscrição. O aluno receberá um e-mail confirmando se foi da sua selecionado. A previsão é que as aulas sejam iniciadas no dia 26 de junho.

Cada aluno do curso receberá um kit com componentes eletrônicos e uma placa microcontroladora Arduino, que integrados podem automatizar protótipos e dar forma aos protótipos que os alunos podem desenvolver. “Em um módulo do curso os alunos serão ensinados a programar e montar o kit dando forma aos seus projetos”, disse Edson. 

O curso tem a previsão de 200 horas aula. As aulas serão ministradas por dois professores e dois bolsistas do IFSP, que irão atuar como monitores. “Ao final do curso esperamos que os alunos sejam capazes de integrar componentes eletrônicos com dispositivos de automação de forma a montar uma solução para um problema. Neste percurso, eles serão capazes de programar, entender os códigos e lidar com a tecnologia em uma atividade prática”, contou Duarte. 
 
Edson disse ainda que no final do curso deve haver uma mostra dos projetos desenvolvidos que serão premiados, como forma de motivação para que os alunos entrem no mundo da tecnologia.
 


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página