Você está aqui: Página inicial > IFSP oferece 2.170 vagas para cursos técnicos no 2º semestre > Últimas notícias > IFSP capta interessados em participar do Programa Português como Língua Adicional

Programa é voltado a estudantes estrangeiros de instituições em parcerias com a Rede

• Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 19h56
  • Última atualização em Sexta, 21 de Mai de 2021, 19h56

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou, nesta segunda-feira (17/5), uma Chamada Pública para as instituições da Rede Federal que tenham interesse em aderir e implementar o Programa Português como Língua Adicional (PLA), para participar da seleção a Assessoria de Relações Internacionais do IFSP (Arinter/IFSP) está prospectando servidores interessados em participar da ação.

Segundo o diretor de Relações Internacionais, Eduardo Antonio Modena, “esta oportunidade é uma ação estratégica que favorece a implementação e a consolidação de ações previstas em nossa política de internacionalização e, consequentemente, a política linguística do IFSP”, e justifica a submissão da proposta da instituição.

O PLA tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais. O PLA em Rede é um curso ‘online’ de 250h, oferecido através de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana.

Para participar do edital o IFSP deverá designar de um servidor para coordenar o curso, outro para coordenar a plataforma de estudo e um tutor para cada 20 estudantes, limitado ao máximo de 60 estudantes por instituição. O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é o responsável pela operação do programa e prestará assessoria aos representantes das instituições selecionadas. A previsão é que os cursos de português tenham início em agosto de 2021.

Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui, até 26 de maio. A Arinter, posteriormente a manifestação de interesse, proporá uma reunião para aprimoramento do projeto a ser submetido.