Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFSP oferece 2.170 vagas para cursos técnicos no 2º semestre > Últimas notícias > Diretoria de Assuntos Estudantis do IFSP é apresentada para a comunidade discente
Início do conteúdo da página

Diretoria de Assuntos Estudantis do IFSP é apresentada para a comunidade discente

Reunião virtual contou com a presença de centenas de estudantes  

  • Publicado: Sexta, 14 de Mai de 2021, 15h29
  • Última atualização em Segunda, 17 de Mai de 2021, 09h27
  • Acessos: 8711

A recém-criada Diretoria de Assuntos Estudantis (DAEST), foi apresentada à comunidade estudantil do IFSP durante uma reunião virtual realizada no último dia 6 de maio. O encontro ocorreu por meio da plataforma Google Meet, a qual comporta cem acessos simultâneos, e também foi transmitida pelo YouTube. Além dos cem estudantes que participaram pela plataforma, mais 400 acompanharam a transmissão ao vivo. O vídeo da reunião já teve mais de 1.500 visualizações e está disponível aqui.

A reunião contou com a presença do reitor Silmário Santos, da equipe da DAEST e de lideranças estudantis de diversos câmpus. O Diretor de Assuntos Educacionais, Vitor Marçulli, foi o responsável por fazer a apresentação da diretoria, e expressou que a reitoria do IFSP se coloca à disposição dos alunos e entidades estudantis para apoiar no que for necessário, entendendo que o movimento estudantil é autônomo, e o papel da Instituição é apoiar no que for possível. 

Vitor explicou que a intenção é colocar representação discente em todos os conselhos e comissões que envolvam questão de interesse dos alunos. Segundo ele, já foi verificado que a Copae, por exemplo, não tem participação discente, e ressalta a importância dessa representação, além do comitê de alimentação, em que também há necessidade da participação dos estudantes. 

De acordo com o diretor, será montado um calendário de reuniões mensais com todos os alunos, contando com a presença do reitor nessas reuniões; sugere-se a última terça-feira de cada mês, das 10h ao meio-dia. Também já foi definido um calendário de reuniões com as entidades estudantis oficializadas, na última quinta-feira de cada mês. As pautas para essas reuniões deverão ser definidas ao longo dos meses. 

Por meio do chat do YouTube, muitos alunos questionaram sobre a volta às aulas de forma presencial. Vitor explicou que neste momento não há perspectiva de retorno, até por conta da fase em que o estado de São Paulo se encontra, e que por enquanto as aulas seguem de forma remota. 

O diretor da DAEST ressaltou ainda que a nova diretoria não faz parte da Pró-reitoria de Ensino (PRE), é uma diretoria sistêmica vinculada ao gabinete da reitoria, e que tem o olhar voltado aos alunos dos cursos ofertados tanto pela PRE quanto pelas demais pró-reitorias. Vitor informou que atualmente o canal de comunicação dos estudantes com a reitoria/diretoria é o e-mail , mas que outras estratégias serão pensadas. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página