Você está aqui: Página inicial > IFSP oferece 2.170 vagas para cursos técnicos no 2º semestre > Últimas notícias > Alunos do Câmpus Suzano conquistam prata na Olimpíada de Robótica

Alunos do Câmpus Suzano conquistam prata na Olimpíada de Robótica

Estudantes apresentaram o projeto "Uso de Processamento de Imagem para o Robô Seguir Linha"

• Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 10h04
  • Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 10h17

Os alunos do Câmpus Suzano Guilherme Fortunato Miranda e Nayara Queiroz Pereira, do 2º ano do curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio, conquistaram o segundo lugar na etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2020, na modalidade Prática Virtual, categoria INOVAÇÃO - Nível 2.

Membros da Equipe Gamma, os estudantes bolsistas de Iniciação Científica JR do CNPq / MNR contaram com a orientação dos professores Vera Lúcia da Silva e Masamori Kashiwagi, dentro das atividades do Laboratório de Robótica Educacional do Câmpus Suzano.

O projeto "Uso de Processamento de Imagem para o Robô Seguir Linha" tem como o objetivo utilizar o processamento de imagem para resolver os desafios da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), envolvendo o reconhecimento de linhas e das curvas com e sem sinalização verde, superar gap’s e redutores e, futuramente, poderão identificar as vítimas e a área segura.

Para o controle do robô utilizaram-se duas unidades de processamento integradas, uma Raspberry Pi como unidade de processamento para o reconhecimento de imagens e um Arduino Nano como controlador dos atuadores e sensores auxiliares. Na implementação do código que envolve o processamento de imagens é utilizada a Linguagem de Programação C++ com uma biblioteca que engloba várias técnicas de processamento de imagem denominada OpenCV.

Assista ao vídeo do projeto que concorreu a etapa regional/estadual em https://youtu.be/UrpBjDYOEg4

Assista ao vídeo do projeto que concorreu a etapa Nacional em https://youtu.be/yDQRrd23FxY.

Confira a premiação da equipe aqui

Etapa Nacional

A Etapa Nacional é sempre realizada em conjunto com outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR. A realização dessa final conjunta é, por si, um estímulo aos jovens finalistas da OBR, que tiveram contato direto com alguns dos maiores pesquisadores do Brasil nesta área do conhecimento.