Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFSP oferece 2.170 vagas para cursos técnicos no 2º semestre > Últimas notícias > Inscrições abertas para o VI CIEEMAT 2020 e I Workshop EnergIF
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o VI CIEEMAT 2020 e I Workshop EnergIF

Evento online será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro

  • Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 12h50
  • Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2020, 16h11
  • Acessos: 8269

Estão abertas as inscrições para O VI CIEEMAT - Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia, e o I Workshop EnergIF, programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, criado em 2017, que busca induzir a cultura do Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Os eventos serão realizados conjuntamente e online, entre os dias 25 e 27 de novembro. As inscrições são gratuitas. Inscreva-se e confira a programação completa em: https://www.even3.com.br/cieematenergif2020/.

O Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia tem como objetivo geral promover uma ampla discussão de temas-chave dentro das áreas de PD&I, Empreendedorismo, Energias (convencionais e renováveis), Meio Ambiente e Sustentabilidade e Eficiência Energética. Esse debate conta com a opinião de especialistas e cooperação entre as instituições/empresas dos países ibero-americanos, representadas por professores, pesquisadores, profissionais e alunos, contribuindo para maior disseminação de uma cultura empreendedora e divulgando o conhecimento técnico e científico.

O CIEEMAT apresenta um histórico de realização de cinco edições, dos anos de 2015 a 2019, as quais foram muito importantes para os países ibero-americanos. A última edição, realizada no Instituto Politécnico de Portalegre em Portugal, teve a participação de congressistas de 14 países, o que mostra uma maior atenção para as áreas discutidas e que buscam o desenvolvimento sustentável.

O mundo pós Pandemia da Covid-19 não será mais o mesmo de décadas passadas. Por isso, de acordo com a organização do evento, a discussão não pode ficar à margem da ciência e tecnologia que são produzidas, na sua maior parte, por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovações (ICT), muito presentes no ambiente acadêmico das Universidades Federais, dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (CEFET) e dos Institutos Federais (IF).

A realização conjunta desses eventos permitirá compartilhar as boas práticas já discutidas no CIEEMAT com o conjunto de ações e atividades do EnergIF, voltado a:

1 - Impulsionar a ampliação de infraestrutura para laboratórios e aquisição de usinas para geração de energia renovável, buscando maior eficiência no uso da energia;

2 - Impulsionar a formação profissional tecnológica em energias renováveis e eficiência energética, para ampliar a geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local;

3 - Estimular pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo (P&D, I e E) em energias renováveis e eficiência energética, que reduzam a pressão sobre recursos naturais;

4 - Estimular, avaliar e difundir a implementação de iniciativas de eficiência energética, buscando maior eficiência do gasto público e do uso dos recursos naturais; e

5 - Estimular o envolvimento dos atores, para promover parcerias e disseminar informações sobre energias renováveis e eficiência energética e sobre as ações do Programa EnergIF.

A realização conjunta dos eventos do CIEEMAT e do EnergIF, no Brasil, promete ser uma excelente parceria para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página