Você está aqui: Página inicial > IFSP oferece 2.170 vagas para cursos técnicos no 2º semestre > Últimas notícias > Residência Pedagógica e PIBID: inscrições prorrogadas

Residência Pedagógica e PIBID: inscrições prorrogadas

Candidatos podem se inscrever para o PIBID até 07 de julho e para o Programa de Residência Pedagógica até o dia 06

• Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 07h41
  • Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 16h49

Para o Programa de Residência Pedagógica, podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura do IFSP que tenham cursado no mínimo 50% do curso, ou estejam cursando a partir do 5º período. Para integrar o PIBID os alunos de licenciatura devem ter concluído no máximo 60% da carga horária regimental, entre outros requisitos previstos em edital.

O valor das bolsas para licenciandos está fixado em R$ 400,00. A bolsa é concedida pela CAPES, diretamente ao beneficiário, somente durante a execução do Projeto.

Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. O Programa trabalha para implementar projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Os interessados deverão enviar toda documentação necessária em formato .pdf para o respectivo e-mail do docente orientador, responsável pelo núcleo ao qual pretende se inscrever, conforme o Anexo 1 do Edital nº 200/2020

Retificação 1 do Edital nº 200/2020

Retificação 2 do Edital 200/2020 - Prorrogação das inscrições

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES.

O PIBID atende às atribuições da Fundação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério, respeitando as diretrizes do “Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação”, e os princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Os candidatos deverão efetivar sua inscrição eletronicamente, enviando toda documentação solicitada em arquivo único, formato PDF, para o e-mail do coordenador de área da licenciatura do seu câmpus. Os endereços eletrônicos estão disponíveis no Anexo 1 do Edital nº 202/2020.

Retificação 1 do Edital nº 202/2020.

Retificação 2 do Edital 202/2020 - Prorrogação das inscrições

Resultado Final - NOVO