Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

ptenfrites
Página inicial > O que é? > Uncategorised > IFSP realiza seu 1º Seminário de Divulgação Científica
Início do conteúdo da página

IFSP realiza seu 1º Seminário de Divulgação Científica

Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 12h54 | Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 17h08 | Acessos: 535

Evento online e gratuito será realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio; inscreva-se aqui 

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, será realizado o 1º Seminário de Divulgação Científica do IFSP "Conhecer para engajar: Linguagens e Práticas da Divulgação Científica em momentos de crise". O evento online está sendo organizado de forma colaborativa por um grupo de servidores e estudantes de vários câmpus do Instituto Federal de São Paulo, com o intuito de promover um momento formativo para os interessados no campo da Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. 

O evento é totalmente gratuito e contará com seções temáticas e mesas-redondas com especialistas. Acesse aqui a programação completa.

As inscrições para quem quer apresentar trabalhos estão abertas até 25 de abril. Inscreva seu trabalho aqui . Também é possível se inscrever como ouvinte até o dia 24 de maio. 

A Divulgação Científica, a Comunicação Científica, a Democratização da C&T e tantas outras variantes do campo de estudos, têm como princípio agregador a difusão do conhecimento sistemático produzido por especialistas ao público em geral, promovendo a popularização da Ciência e da Tecnologia (C&T) e o engajamento na construção de novos saberes e soluções técnicas. Para isso, utilizam-se recursos audiovisuais, técnicas textuais específicas e um amplo rol de processos formativos, a fim de transmitir conhecimento de maneira compreensiva e edificante ao indivíduo que a recebe. Neste processo dialógico, aproximam-se pesquisadores e cidadãos não familiarizados com as diversas temáticas abordadas pelas escolas, universidades e instituições de pesquisa e inovação presentes no território brasileiro.  

Dessa forma, o evento visa construir pontes sólidas entre o IFSP e a comunidade externa, tanto nas proximidades dos 36 câmpus espalhados pelo estado de São Paulo, quanto com a totalidade da população brasileira, que pode ser alcançada pelo uso inteligente das novas tecnologias da informação e da comunicação. 

A sociedade contemporânea exige um diálogo claro entre o público em geral e as pessoas que se dedicam à ciência e ao desenvolvimento de tecnologias. Tal interação pode amenizar problemas ou potencializar condições concretas que interferem na dinâmica social ou ambiental das regiões. A aproximação destes diferentes atores sociais retroalimenta a dinâmica das instituições de ensino e pesquisa, que passam a atuar de maneira integrada a sociedade e produzir conhecimentos e soluções engajadas.  

A divulgação científica é importante para que todos tenham oportunidade de adquirir conhecimentos básicos sobre a ciência e seu funcionamento, possibilitando participar de processos de definição de agenda de pesquisa (regional ou nacional) e, ainda, tomar partido sobre as políticas públicas que financiam ou estruturam o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do país. 

 

Fim do conteúdo da página