Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Projetos do IFSP ganham concurso de tecnologia no Brasil e na América Latina

Projetos do IFSP ganham concurso de tecnologia no Brasil e na América Latina

Dois projetos desenvolvidos no Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do Câmpus São Paulo do IFSP foram premiados no Engineering Impact Awards.

• Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 11h43

David e Henrique desenvolvem projeto em parceria com a FABNo concurso de aplicativos técnicos são inscritos os projetos mais inovadores, com base em software e hardware, desenvolvidos pela National Instruments (NI), empresa multinacional do ramo da tecnologia.

As premiações aconteceram na categoria Indústria e Pesquisa, que teve como primeiro colocado na América Latina um projeto desenvolvido em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB); na categoria Acadêmica, o primeiro lugar do Brasil foi para um projeto desenvolvido em conjunto com a Universidade de El Bosque, na Colômbia. Na categoria acadêmica, o IFSP também alcançou o terceiro lugar no Brasil. O resultado está disponível na página da National Instruments Brasil e pode ser conferido aqui.

O projeto “Modernização de instrumentos para célula de teste de motores a jato” criou, por meio do software LabVIEW, um sistema de coleta e análise de sinais dos motores dos Jatos F5 da Força Aérea Brasileira, responsáveis pela proteção do espaço aéreo nacional.  Na prática, de acordo com professor Alexandre Brincalepe, coordenador da pesquisa, o sistema permite avaliação e diagnóstico dos motores turbojato, o que possibilita a manutenção preventiva.

A equipe do professor Brincalepe é composta por dois alunos, sendo um da graduação e outro do mestrado em Engenharia e Controle de Automação. O mestrando é David Rodrigo Gonçalves Ribeiro, sargento da FAB, e o graduando é Henrique Kubinhetz Martim Ramos. Por terem sido os vencedores da América Latina, eles ganharam uma viagem para a NIWeek, que acontece entre 21 a 25 de maio em Austin, nos Estados Unidos.

Henrique Kubinhetz, comemorou os resultados alcançados pela pesquisa. “Nosso projeto foi um enorme sucesso: teve publicação internacional, reconhecimento na Aeronáutica, na Indústria e no Instituto. Além disso, outros projetos já estão surgindo desse, são ideias que eu tenho convicção de que serão a porta de entrada para novos protagonistas nessa parceria e para o estreitamento das relações entre a Força Aérea e o IF. Em relação à nossa participação na NI Week, é certo que se trata de uma oportunidade única para se desenvolver profissionalmente. Haverá abertura tanto para ficar a par da mais recente tecnologia do setor quanto para fazer um networking único com as figuras-chave de todos os cantos do mundo que atuam na área.”

Na categoria Acadêmica, o projeto do IFSP que ficou com o primeiro lugar foi o “Projeto Internacional Brasil-Colômbia para a integração estudantil por meio do desenvolvimento de sistemas baseados em máquinas de estados na plataforma NI LabVIEW”.

Dez alunos participaram do trabalho, sendo cinco do IFSP e cinco da Universidade El Bosque, da Colômbia. Os estudantes brasileiros, que tiveram aulas de LabVIEW no programa Student Embassador da NI, ensinaram os colombianos a utilizar o software a partir da criação de um guia, de aulas via Skype e de um exercício em forma de desafio baseado em um problema real de engenharia.

O professor Alexandre Brincalepe, que coordenou as iniciativas premiadas, afirmou que as premiações são fruto de um trabalho sério desenvolvido pelas equipes e que certamente haverá mais resultados positivos no futuro.