Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Encceja: saiba como fazer a solicitação online para emitir o seu certificado
Início do conteúdo da página

Encceja: saiba como fazer a solicitação online para emitir o seu certificado

Candidatos que indicaram o IFSP como unidade certificadora podem requerer o certificado via internet a partir do dia 23 de abril. 

A data inicialmente prevista para a solicitação dos Certificados de Conclusão de Ensino Médio ou Declarações Parciais de Proficiência, com base nos resultados do exame do ENCCEJA  2017, era o dia 15 de abril. Mas, por caso fortuito, foi adiada para o dia 23.

 Para requerer a certificação, o candidato deverá fazer a solicitação no site do IFSP: www.ifsp.edu.br, acessando a aba Comunidade (localizada no canto esquerdo da tela na página principal) e depois clicando no ícone Certificação Encceja.  No ato da solicitação, o candidato deverá indicar o câmpus do IFSP em que deseja retirar o documento. Após o requerimento, o sistema emitirá uma declaração na qual informará o prazo para retirada do documento final.

Na página também é possível acessar o Edital nº 69/2018, que trata dos procedimentos para a Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência com a utilização dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017).

Pode requerer o certificado o candidato com idade igual ou superior a 18 anos na data de realização da prova do Encceja 2017, que tenha indicado no ato da inscrição do exame um dos câmpus do IFSP e que tenha obtido nota igual ou maior a 5 (cinco) pontos na Redação, e notas iguais ou maiores a cem pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja 2017, constantes no edital.

Os casos emergenciais, desde que comprovada a necessidade e urgência por meio de documentação, permitirá ao candidato requerer uma declaração de solicitação do certificado. Para isso, deverá dirigir-se a um dos câmpus do IFSP para realizar o pedido de forma presencial, com a documentação exigida no edital. Este item destina-se somente aos candidatos que obtiveram proficiência em todas as áreas de conhecimento e na redação na edição do Encceja 2017, tendo direito do Certificado de Conclusão do Ensino Médio. O prazo para emissão da declaração de solicitação do certificado do Ensino Médio será de no máximo 5 dias úteis, de acordo com a demanda do Campus.

O candidato que desejar fazer a junção de notas para receber a certificação deve atentar ao Edital nº 88/2018 que descreve os procedimentos necessários. Ressalta-se que a junção de notas só pode acontecer quando o IFSP foi indicado como a última unidade certificadora nas edições do ENEM de 2010 a 2016 e Encceja 2017.

Saiba mais sobre o Encceja aqui

Para obter informações não disponíveis no edital, envie e-mail para .

Documentos:

Edital nº 69/2018 (Tipo PDF, tamanho: 336, 9 KB).

Errata nº 1 (Tipo PDF, tamanho 281.57 KB)

Edital nº 88/2018 (Tipo PDF, tamanho: 1,6 MB).

registrado em:
Fim do conteúdo da página