Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Meu câmpus tem curso de panificação caseira no laboratório de Gastronomia
Início do conteúdo da página

Meu câmpus tem curso de panificação caseira no laboratório de Gastronomia

Oferecido pelo Câmpus Campos do Jordão, o projeto de extensão “Pão LAB – Laboratório de Gastronomia: a ciência e a tecnologia na arte da panificação caseira” contemplou 48 pessoas em 2017.

  • Publicado: Quarta, 10 de Janeiro de 2018, 15h30

Kleber de Oliveira da Silva, professor dos cursos técnicos em Hospedagem e em Eventos no câmpus e coordenador do projeto Pão LAB, explica que o objetivo da ação é desenvolver atividades teóricas e práticas que possibilitem a troca de saberes científicos e populares sobre a produção de pães entre estudantes do câmpus e a comunidade em geral.

Inicialmente, foram realizadas pesquisas bibliográficas, testes de receitas em um laboratório gastronômico e produção de material didático. Esses estudos subsidiaram as oficinas ofertadas à comunidade local, sobretudo da Vila Sodipe, um dos bairros mais carentes do município. “Fizemos uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) desse bairro e eles nos disponibilizaram sua cozinha. Durante o período de fermentação dos pães, a psicóloga do centro Márcia Aparecida de Oliveira realizava dinâmicas de grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo familiares e comunitários do CRAS Nossa Senhora de Fátima.”

O docente contou com o apoio dos bolsistas Juliane Pereira, aluna de Licenciatura em Pedagogia, e José Rodrigues, aluno de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que aprenderam muito nos últimos meses. “Eles desenvolveram um amplo e profundo conhecimento sobre a panificação, compartilharam o conhecimento com a comunidade e ouviram os comentários, sugestões e opiniões da comunidade que já produz pães”, analisa Kleber.

O projeto foi criado para atender aos pedidos da própria comunidade interna e externa ao IFSP, uma vez que a gastronomia é uma das principais atividades econômicas de Campos do Jordão. Professor Kleber informa que, desde 2016, o câmpus vem se destacando com a oferta de cursos nessa área.

A ideia do professor é que o projeto se torne permanente e cresça, de modo que passe a oferecer mais cursos gastronômicos e continue abrangendo, além da extensão, a pesquisa, por meio de experimentações e divulgação científica, e o ensino, através dos cursos de formação.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP.
Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail

registrado em:
Fim do conteúdo da página